Dom Adélio Tomasin comemora 64 anos de sacerdócio e 31 de episcopado ao lado de Dom Ângelo Pignoli

compartilhar no:
Dom Adélio comemorou ao lado do seu sucessor Dom Ângelo Pignoli (foto: Chico Javali)

Região Central: Nesta terça-feira(26), foi uma data muito importante e valorizada por Dom Adélio Tomasin, bispo emérito de Quixadá. Ele comemorou 64 anos como sacerdote e 31 como bispo. Uma missa recebeu amigos e admiradores.

Considerado pela população de Quixadá como um dos maiores benfeitores em virtude de suas grandes e importantes obras: Unicatolica, Faculdade Cisne e recentemente a FADAT – Faculdade Dom Adélio Tomasin, além do Santuário Imaculada Rainha do Sertão, Rádio Cultura, Hospital Maternidade Jesus Maria José, Casa dos Idosos Remanso da Paz e tantos outros, o faz ser considerado como um santo enviado da Italia ao sertão cearense.

Dom Adélio Tomasin teve a sua ordenação presbiteral em 26 de março de 1955. Já a sua nomeação episcopal foi em 26 de março de 1988. Dom Adélio substituiu seu predecessor Dom Joaquim Rufino do Rêgo, a qual ficou a frebte da Diocese de Quixadá até março de 2007.

Veio para o Brasil em 1962, indo para a cidade de Porto Alegre onde fundou, junto a outros membros da congregação, o Centro Social Padre João Calábria. Dom Adélio Tomasin volta à Itália em 1968.

Regressou ao Brasil em 1984, quando, assumiu novamente a direção do Centro Social padre João Calábria em Porto Alegre. Foi eleito Bispo para a sede vacante da Diocese de Quixadá pelo Sumo Pontífice João Paulo II, recebendo a Ordem do Episcopado de Dom Cláudio Colling, então Arcebispo de Porto Alegre.

Em 3 de janeiro de 2007, com quase 77 anos, teve que abdicar o governo pastoral da Diocese de Quixadá. Renuncia essa, expedida e aceita pelo Papa Bento XVI.

No próximo dia 27 de abril, Dom Adélio completará 89 anos.

Durante missa na Igreja do Remanso da Paz, Dom Adélio esteve ao lado do seu sucessor Bispo Dom Ângelo Pignoli.

Os dois bispos celebraram a missa em comemoração essa essa s importante na vida de Dom Adélio (foto: Chico Javali)