Região Central: A crise na saúde pública é gritante, no dia a dia os relatos deixam perplexidade, em Quixadá, essa realidade não está tão diferente. Um exemplo vem da Unidade Básica de Saúde do distrito de Tapuiará, os moradores que necessitam de atendimento médico estão preocupados com a situação. Falta quase tudo no “posto”, do médico ao medicamento.
De acordo com populares, o carro que faz o transporte dos profissionais da equipe do Programa Saúde da Família-PSF está quebrado há dias, o que inviabiliza o atendimento aos pacientes.
O problema não é somente a falta do veículo, mas a escassez de medicamento ou insumo. Para se ter ideia, na última quinta-feira(21), um idoso de 90 anos, da localidade de Bom Lugar, sofreu uma queda, causando-lhe uma grave lesão em sua perna. Um popular pediu ajuda da equipe do PSF e a resposta foi: não há se quer esparadrapo para fazer um curativo.
O idoso continua com o ferimento na perna, bastante inchada, necessitando que uma equipe de profissão seja enviada até a sua residência, para os devidos cuidados.
Cabe a Secretaria de Saúde Juliana Câmara adotar as medidas necessárias e determinar uma visita ao idoso, o quanto antes, bem como disponibilizar medicamento e insumos necessários e principalmente o retorno da equipe do PSF.
O Revista Central ficará atento se haverá mudança nos próximos dias naquela localidade.