Ibaretama: Sistemas de abastecimentos de água iniciados e finalizados na gestão passada, agora que são inaugurados

compartilhar no:
Abastecimento_Dgua_em_Ibaretama01
Sistema de abastecimento de água iniciado em 2015 na gestão de Elíria Queiroz (foto: arquivo RC)

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e da Secretaria das Cidades, inaugura nesta quinta-feira (03), na Praça Nossa Senhora Auxiliadora (Praça da Matriz), o sistema de abastecimento de água em Ibaretama. Além da sede deste município, a nova rede distribuirá água também para nove comunidades. São elas: Piranji, Várzea da Onça, Posto São Paulo, Oiticica, Barro Vermelho, Lajedo, Agrovila, Barreiro e Triunfo.

Todos esses sistemas de abastecimentos já funcionam desde a gestão passada. Nos outros distritos, a distribuição de água também será feita pela Cagece, mas a gestão ficará a cargo do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), por se tratarem de área rurais.

Cerca de R$ 2 milhões foram investidos para execução da obra, com recursos provenientes do Tesouro do Estado e da própria Cagece. No total, o novo sistema de abastecimento beneficia cerca de 10 mil pessoas, considerando todos os locais atendidos.

De acordo com o diretor das unidades de negócio da Cagece no interior, Hélder Cortez, a ampliação do sistema de água em Ibaretama representa mais um avanço na universalização da prestação de serviço da companhia. “ Uma característica ímpar desse sistema é que ele praticamente atende toda a população do município”, afirma.

O sistema é composto por uma estação de tratamento de água com capacidade de 100 m³/h, localizada em Sítio Barreiros, bem como três estações elevatórias de água tratada, responsáveis pela distribuição nas comunidades rurais.

No total, foram implantados cerca de 20 mil metros de rede de distribuição de água na cidade, proporcionando um índice de cobertura de água de 96,06% na área urbana.

A inauguração do sistema contou com a presença do Diretor-Presidente da Cagece, Neuri Freitas, do Secretário de Relações Institucionais, Nelson Martins, e do Secretário Executivo das Cidades, Paulo Henrique Lustosa.