A reportagem do portal Revista Central, procurou o perito criminal Herbet Luiz, do Núcleo Regional da Pericia Forense de Quixeramobim, com o objetivo de saber seu parecer preliminar sobre o sinistro que ocorreu durante à tarde da última quinta-feira, 14, na localidade de Juatama, no município de Quixadá. Ele foi quem fez a perícia.
Segundo o profissional forense, o pneu traseiro do lado esquerdo do veículo Fiat Ducato com placas OHY-3248, inscrição de Juazeiro do Norte, não é recauchutado, como foi levantando a tese na reportagem: “Pneu recauchutado pode ter causado capotamento de topique em Quixadá; veja na RC TV”.
O perito criminal Herbet Luiz disse que passou quase quatro horas no local do acidente fazendo os devidos procedimentos, para em seguida apresentar um laudo conclusivo. A marca Ovation, de fabricação chinesa apesar de ser aprovada pelo Inmetro, não é das melhores.
Leia mais: Topique com missionários capota deixando uma criança morta e oito feridos na BR-122, em Quixadá
Cita que era novo o pneu que estourou, inclusive fabricado em 2016. Segundo ele, a banda de rodagem deslocou-se toda, causando o sinistro. Herbet Luiz diz que a pressão na calibragem, alta temperatura e má qualidade de fabricação pode ter sido o fator do pneu ter estourado.
Na imagem da RC, o pneu traseiro do lado esquerdo aparece como se fosse velho, para o perito “a banda de rodagem saiu e com a colisão da roda traseira amassou e cortou a borracha”.
Sobre a velocidade, o perito diz que aparentemente estava compatível com a determinada no trecho, mas o disco de tacógrafo não estava funcionando.