Boa Viagem e Canindé são os municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde com mais casos de Chikungunya

compartilhar no:

De acordo com boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) divulgado nesta sexta-feira (7), o número de casos confirmados da doença em Boa Viagem é de 33, já Canindé lidera a lista de sua área. 

O Boletim ainda apresenta dados de outras doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypt como; Dengue e Zika, o primeiro com 11 casos confirmados e Zika com apenas 2 casos confirmados em Gestantes.

Com estes dados, o município é o segundo do grupo que é atendido pela 5ª Coordenadoria Regional da Saúde de Canindé, ficando atrás do município sede – Canindé que só em 2017 registrou 582 casos confirmados de pessoas acometidas pela Chikungunya.

Outros municípios também estão na lista disponível através do Boletim no site http://www.saude.ce.gov.br/index.php/boletins#

Preocupação

O Governo do Estado através da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria Local esteve intensificando durantes os meses de maio e junho ações no comabate ao mosquito, carros FUMACÊ foram enviados para expelir gases nas principais ruas dos bairros com altos índices de casos notificados, agêntes de combate a endêmias também estiveram realizando multirões nas localidades onde casos foram apresentados e na sede.

Transmitida pelo mesmo vetor da dengue e da zika – o mosquito Aedes Aegypti – 43 pessoas já morreram em consequência da chikungunya no Ceará. “É preciso que as pessoas compreendam que mais de 80% dos mosquitos nascem dentro de nossas casas. Se eu, de uma forma efetiva, conseguir controlar esse meu ambiente doméstico, eu tenho grandes chances de contribuir para o controle do vetor. Com isso, ele vai evitar a proliferação e, consequentemente, a gente vai diminuir a possibilidade ou a extensão da epidemia”, alerta o médico epidemiologista Luciano Pamplona.

Do site Sert News!