A AFAQ também afixou uma placa de referência a José de Barros da Ferreira, a qual leva o seu nome.
Foi inaugurado oficialmente nesta quinta-feira, 15, o Leão da Praça José de Barros da Ferreira, da cidade de Quixadá, na região Central do Ceará. Símbolo histórico, o ato público atraiu os amantes da história e da cultura, assim, como o escritor João Eudes Costa.
A Associação dos Filhos e Amigos de Quixadá-AFAQ foi a grande idealizadora da ação. Esta instituição sem fins lucrativos, sediada em Fortaleza, congrega quixadaenses (nascidos, descendentes ou de coração) e têm como foco de atenção a terra natal – Quixadá, e tem como missão zelar pelos
interesses da cidade e lutar pela preservação do seu patrimônio histórico e cultural.
Durante a solenidade, o prefeito em exercício Welton Xavier destacou a importante da escultura para o resgate da história daquele ambiente. O patrocinador da arte foi o médico oftalmologista Dr. Gledston Bezerra, disse que estava com saudade do leão, “fiz a logística e estamos entregando um presente de papei Noel”. Gledston cita ainda que esta arte é a verdadeira representatividade da Praça.
O artista Jock Marrone Batista dos Santos, foi responsável pela linda escultura, disse que levou dois meses para fazer o leão, mas quase um ano para retornar ao devido local e é de suma importância fazer esse resgate.
Para o escritor João Eudes Costa, feliz do povo que conhece e venera a sua história, cita ainda que sempre foi o símbolo daquele espaço público.
Confira na RC TV