Açude Pedras Brancas perdeu 50% de sua capacidade e só tem água para os próximos 6 meses

compartilhar no:

adultora_de_Qxbim_Pedras

Consumidores dos municípios de Quixadá e Quixeramobim continuam secando o açude Pedras Brancas.

A cada dia o açude Pedras Brancas, localizado entre os municípios de Quixadá e Banabuiú, continua baixando o nível de água. Hoje, tem apenas 8,05% de sua capacidade. Com isso, é garantida água para Quixadá e Quixeramobim para os próximos seis meses.

Mesmo com o estado de alerta implantando, os consumidores das duas cidades continuam gastando água sem qualquer racionamento. A Cagece ainda não se posicionou, em busca de evitar um colapso para mais de 150 mil habitantes.

É também o açude Pedras Brancas que abastece centenas de carros-pipas para as zona rurais de Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú, Ibicuitinga e outros municípios da região Central.

Conforme a Recursos Hídricos da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará – COGERH, em 31 de outubro de 2015, o Pedras Brancas tinha 15,21% do volume de água, um ano depois, o reservatório perdeu quase 50% de sua capacidade.

É preciso que a população tenha consciência, caso o ano de 2017 não tenha um grande volume de água neste reservatório, o colapso é nítido. Racionar água não tem ocorrido nas duas cidades, bem como, falta campanha educativa.

 

Escreva algo