Rachel Marques alerta para infestação do Aedes em Quixadá e aponta providências

compartilhar no:

rachel_marques2016n60 municípios do Ceará estão em alerta por causa das doenças transmitidas pelo mosquito.  

A deputada Rachel Marques (PT) informou, no primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (14/06), sobre a realização de audiência pública ocorrida no município de Quixadá, na última sexta feira (10/06), que debateu a infestação do mosquito Aedes Aegypti na cidade. Segundo a parlamentar, mais de 80% da população está doente com zika, dengue ou chikungunya. Segundo ela, houve falha da gestão municipal no combate ao mosquito. 

A deputada salientou que o secretário da Saúde, Henrique Javi, compareceu ao município para prestar esclarecimentos à população. “O Governo do Estado já se comprometeu com a distribuição de telas, intensificação do fumacê e a ida do Exército, para junto com os agentes de endemias, socorrer a população”, pontuou. 

“Quixadá está passando por um grave momento de epidemia. A cidade está suja com muito lixo acumulado e, quando chove, facilita a proliferação do mosquito. Quando o Poder Público não faz a sua parte, a população também se descuida piorando a situação”, alertou Rachel Marques. 

A parlamentar observou ainda que os pacientes estão sendo atendidos apenas em Unidades de Pronto Atendimento já que o atendimento de Atenção Básica da Saúde do Município não está funcionando. “São notificados por dia, cerca de 300 a 400 casos de doenças causadas pelo Aedes aegypti em Quixadá. Na cidade vizinha, Pedra Branca, a infestação é quase zero mostrando que é possível combater o mosquito quando a gestão municipal se envolve”, disse. 

Em aparte, a deputada Dra Silvana (PMDB) destacou que a epidemia de doenças causadas pelo mosquito da dengue está preocupando todo o Estado do Ceará. “Com certeza, com o combate ao mosquito é possível minimizar os casos, como em Pedra Branca”, salientou. 

O deputado Carlos Matos (PSDB), presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, afirmou que ao todo, 60 municípios do Ceará estão em alerta por causa das doenças transmitidas pelo mosquito. “O problema é grave e a população precisa estar atenta”, disse. 

Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

 

Escreva algo