Nesta terça-feira, Jornada será em Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Boa Viagem e Canindé– reunião da Base.
Buscando detectar os potenciais econômicos e mapear as principais fragilidades de 107 cidades cearenses, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE) segue com a primeira edição da Jornada Integração, uma agenda de encontros pelo Interior do estado.
O projeto pioneiro e arrojado tem o objetivo de aproximar as 81 CDLs, os 26 Núcleos e os 19.786 associados em reuniões com a presença de lideranças políticas e empresariais, representantes de instituições financeiras e diversas entidades, oportunizando um amplo debate sobre as demandas de cada região.
De acordo com o idealizador do modelo e presidente da Federação, Francisco Freitas Cordeiro, a ideia é levar empresários para discutir formas de aperfeiçoar o comércio local, além de gerar relatórios sobre a realidade econômica desses municípios. “Nós vamos colher essas informações e, a partir desse esforço, elaborar um documento que será encaminhado ao Governo do Estado e demais órgãos competentes, para conduzir na elaboração de soluções”.
Região do Sertão Central
Nesta terça-feira, dia 21 de junho, a Jornada Integração desembarca pela manhã na cidade de Quixadá. De lá, a equipe segue para Quixeramobim, Senador Pompeu, Boa Viagem e Canindé– reunião da Base.
Segundo o diretor distrital Walter Carneiro, o comércio está animado com o canal de diálogo que a Jornada promete abrir neste primeiro momento de reuniões. “Essa é uma discussão que não se encerra. Até mesmo pela natureza das questões que serão levantadas, como a insegurança e a falta de abastecimento d’água. Estamos trabalhando a Jornada como um projeto de debates constantes, que de fato possam contribuir para a construção de soluções para as cidades”.
Endossando o discurso do colega, o também diretor distrital Sérgio Cavalcante falou da importância do engajamento de representantes do poder público e de diversos formadores de opinião. “Nós estamos diante de uma oportunidade única de diálogo. A Federação está fazendo um trabalho fantástico junto ao setor público, a iniciativa privada e a própria sociedade civil”, comenta.
Mapa da Jornada
De junho a novembro, a equipe da Federação, acompanhada por uma consultoria da Faculdade CDL, responsável pelo embasamento acadêmico do relatório final, passará ainda pelas regiões do Inhamuns, Ibiapaba e, a última, a Metropolitana, formada por 14 cidades. O encerramento do projeto, previsto para os dias 18 e 19 de novembro, acontece no Encontro de Líderes, que terá como sede a Federação das CDLs do Ceará.
Serviço
Jornada da Integração – Base Sertão Central
Dia 21 de junho – Quixadá, às 7h30 (CDL de Quixadá) e Quixeramobim, às 19h (Faculdade UNIQ – Avenida Dr. Joaquim Fernandes, 661 – Centro).