O time do Quixadá já esteve por três vezes na segunda divisão, em 1967, 2002 e 2013.
Um elenco digno de time amador, uma presidência que não entende de futebol, resultou no rebaixamento do Quixadá Futebol Clube para a segunda divisão do Campeonato Cearense, em 2017. O Canarinho do Sertão fez a sua pior competição dos últimos anos.
A frente do comando do time, Antônio Elery Ferreira – Matuto, mesmo não tendo experiência com gerenciamento de futebol, teve a ousadia de ser presidente do Quixinha. Na época, o portal Revista Central alertou.
Na primeira fase, o time da região Central conseguiu apenas dois pontos, em dois empates, perdeu seis vezes, fez apenas dois gols e sofreu 12. O time ficou na lanterna do grupo.
O Quixadá foi para o quadrangular de descenso, em seis partidas o time venceu três vezes, empatou uma e perdeu duas vezes.
A última partida no estádio Abilhão era essencial, mas o Quixadá foi derrotado pelo Tiradentes, enquanto o Itapipoca vendeu.
Nesta quarta-feira, o Quixadá venceu o já rebaixado Icasa, pelo placar de 5 a 1, resultado que não serviu para evitar a segundona, tendo em vista que, o Itapipoca conseguiu uma vitória contra o Tiradentes por 2 a 0.
Quixadá e Itapipoca ficaram com dez pontos no quadrangular de descenso, seis partidas, três vitórias, um empate, duas derrotas. A equipe da região norte permaneceu na 1ª divisão pelo saldo de gols, 12 gols próprios e 7 gols contra, saldo de 5 gols. O Canarinho fez 11 gols próprios e 7 contra, 4 gols de saldo.
Fique sabendo
O time do Quixadá já esteve por três vezes na segunda divisão, em 1967 e 2002, terminando como campeão; em 2013 o time jogou nessa divisão e subiu ao ser vice-campeão. Em 2017, o time retorna a essa categoria.