Inacreditável: Caminhões de lixos estão sendo despejados no bairro Renascer de forma ilícita

compartilhar no:

lixao_do_RenascerConforme um dos agentes de limpeza, todo o lixo dos bairros São João, Renascer e Carrascal estão sendo colocados nesse local.

Nos últimos meses as ruas da cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense, estão repletas de lixos. A Prefeitura Municipal deixou essa situação acontecer por negligência, tendo em vista que tinha ciência do fim de um contrato com a empresa prestadora de serviço público, simplesmente, não fez licitação. 

Diante dessa situação, algo inacreditável está acontecendo e pasmem, pessoas ligadas a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente-Seduma resolveram jogar lixos e entulhos em um lugar residencial e totalmente improprio. A Seduma criou um novo lixão em Quixadá, localizado entre os bairros Renascer com Carrascal. 

De acordo com moradores que registraram o crime ambiental, uma pessoa ligada a Secretaria de Urbanismo disse que estava colocando o lixo no local improprio de forma provisória, mas que em breve a Seduma iria retirar e colocar os resíduos no lixão, localizado próximo ao bairro Boto. O portal Revista Central foi ao local e ouviu de agentes de limpeza a mesma versão. 

Confira as fotos registradas do local há uma semana, atualmente devido as chuvas a situação foi agravada.

Conforme um dos agentes de limpeza, todo o lixo dos bairros São João, Renascer e Carrascal estão sendo colocados nesse local. O objetivo é ganhar tempo devido a distância com o antigo aterro sanitário.

O caso fica nitidamente comprovado como crime ambiental, conforme o artigo 54, da lei federal de nº. 9605/98. A pena é de reclusão para quem o praticou e ainda aumenta para quem deu a ordem. 

Agora, os moradores têm que conviver com a fedentina e cercados por urubus, os danos causados a natureza serão irreparáveis. O local não tem qualquer autorização dos órgãos ambientais e precisa ser urgentemente interditado. 

A outra denuncia de moradores também chama a atenção é que, no local existe enorme buraco, onde foi retirado piçarra de forma ilícita. Moradores acreditam que a intenção da Prefeitura Municipal de Quixadá é tampar o buraco com lixo. 

É fundamental destacar que a área está inserida no complexo de proteção ambiental, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde setembro de 2004.

Confira as imagens na RC TV
 

 

Escreva algo