Só ficaram na nossa frente, as bandas de Recife e Alagoas. É bom lembrar que nossa banda representou o estado do Ceará.
Há exatos 38 anos a Banda de Música municipal de Quixadá conquistava com méritos, o terceiro lugar no concurso nacional de bandas, realizado no Rio de Janeiro. Longe de Quixadá, de sua gente, músicos talentosos fizeram bonito, nos enchendo de orgulho e de muita alegria. E não era para menos! Afinal de contas, as melhores bandas do país estavam ali, participando e representando seus estados. A televisão, os jornais, o rádio, deram ampla cobertura a este acontecimento.
Só ficaram na nossa frente, as bandas de Recife e Alagoas. É bom lembrar que nossa banda representou o estado do Ceará. Na partida para o Rio de Janeiro, recebeu as homenagens da banda de música do 23 BC. Administrava a cidade, á época, o industrial Renato Carneiro que deu todo apoio aos nossos heróis.
O secretário de educação Luiz Oswaldo se empenhou pessoalmente para que a participação de nossa banda tivesse o destaque que realmente merecia. Não se pode deixar de enaltecer o trabalho de formiguinha do maestro José Ferreira de Barros, o querido Zé Pretinho. Convenceu as autoridades da importância do evento, se dedicou a orientar cada componente. Foi uma espécie de pai. Contam que, durante a viagem de avião, ele ficava divertindo os medrosos.
Foram estes os músicos que participaram da brilhante conquista: Aldemir Rodrigues Clemente(trombone); Antônio Cândido Ribeiro(sax horn); Antônio Marques da Silva(contra baixo); Edivaldo de Sousa Lima(sax); Euclides Soares Neto de Lima(bugle); Davi Cândido Ribeiro(trompete); Francisco de Assis Barros(trompete); Francisco Alberto de Lima Silva(sax tenor); Francisco Dias da Silva(trombone de vara); Haroldo Lima da Silva(requinta); Isídia maria da Silva Fernandes(trompete); João Batista Rodrigues Clemente(sax horn); João Lima Maciel(trompete); Jonatas Rodrigues Clemente(clarinete); José Cristovam dos Santos(clarinete); José Evilásio Costa(tarol caixa); José Ferreira Filho(trompete); José Francisco Dias da Silva(trompete); José Ribamar Franco Ribeiro(sax barítono); José Waldeblando Ferreira da Silva(bombardino); Lucas Evangelista da Silva(clarinete); Mário Alves Pereira(trombone); Manoel Ferreira da Silva(clarinete); Maria Jacinta Ferreira(sax alto); Osmar Carlos de Holanda(contra baixo); Pedro Ferreira Jorge(bombo ritmista); Raimundo Ferreira Barros(sax tenor); Maria Raimunda Dantas Costa(sax tenor); Raimundo Maciel da Silva(bombardino); Raimundo Nonato de Oliveira(clarinete); Raimundo Sidney Cajazeiras Gomes Surdo); Valdemiro de Queiroz Mota(barítono) e Venício Inácio Silva(clarinete).
A brilhante conquista não sairá de nossas lembranças. Parabéns, felicidades mil a todos esses brilhantes músicos que colocaram Quixadá no mapa das grandes bandas de música. Aos que hoje se encontram ao lado de Deus, à nossa gratidão e preces saídas do coração. Era abril de 1977. Muitas emoções!!!
Foto: arquivo de Dellano Dias, músico e filho do inesquecível Francisco Dias.
Amadeu Filho
Colaborador da RC
Radialista Profissional
Acesse também o blogo Amadeu Filho