Eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixadá é anulada em virtude de fraude

compartilhar no:

sindicato_ruralDurante o processo anterior, a chapa 2 foi a vencedora, com 492 votos, enquanto a chapa 1 obteve 375. Outra eleição será marcada.

A eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Quixadá, que correu no último dia 19 de junho, foi anulada em virtude de suposta fraude no processo eleitoral. O caso será denunciado ao Ministério Público Estadual. 

Duas chapas estavam concorrendo a nova diretoria do sindicato, a chapa 1, tinha como candidata a atual secretária de finanças, Fabiana Silva, apoiada pelo presidente Marcelo Lucena. A chapa de oposição tinha como presidente Conceição Sousa, por sinal, secretária geral da diretoria. 

Em entrevista ao portal Revista Central, Marcelo Lucena explica o motivo da anulação da eleição. Durante a apuração foi constatada que 230 agricultores votaram sem estarem aptos, sendo, esse, o motivo que a Comissão Eleitoral, composta por sindicalistas de outros municípios anularam. 

“Foram constatados altos índices de votos separados, então, entramos com pedido de impugnação da eleição”, argumenta Lucena. Segundo o sindicalista, o prazo para o eleitor/agricultor se regularizar e poder votar, seria até o dia 30 de maio, “quando foi no dia 05 de junho, todos os recibos e nomes dos eleitores das 26 coordenadorias foram recolhidos”. O procedimento tem base legal o estatuto da entidade. 

Durante o processo anterior, a chapa 2 foi a vencedora com 492 votos, enquanto a chapa 1 obteve 375. “A maior vantagem foi na coordenação de Dom Mauricio e, justamente onde a chapa dois teve maior número de votos, só nesse local foram apurados 40 votos separados, com pessoas que não estavam na lista de votação”, afirma Marcelo Lucena. 

Ainda de acordo com o atual presidente, todos os recibos são numerados e documentados, quando na entrega a cada coordenadoria. 

{module [270]}

Próximo passo

Após a Comissão Eleitoral anular a eleição, será instalada uma junta governamental, que fará uma Assembleia Geral, em seguida, escolherá uma diretoria provisória. O presidente a ser escolhido convocará nova eleição. 

“Fico preocupado com a imagem do sindicato e lamento que tenha ocorrido essa fraude. Sobre a minha posição, não me candidatei porque tinha compromisso a Fabiana Silva”. 

O portal Revista Central não conseguiu contato com a presidente da chapa 1, Conceição Sousa, para dá a sua versão sobre os fatos.

Serviço:
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixadá
Rua Rodrigues Júnior, 1042 – Centro
Tel.: (88) 3412-0481

 

 

Escreva algo