Constrangimento: Site com conotação sexual expõe universitárias na cidade de Quixadá

compartilhar no:

site_comeria__crimeO autor da divulgação indevida responderá por difamação (imputar fato ofensivo à reputação) ou injúria (ofender a dignidade ou decoro).

Um site que ficou menos de um dia no ar, causou revolta entre mais de 120 universitárias da região do Sertão Central cearense, a maioria estudante de uma faculdade particular de Quixadá.  O site fazia conotação sexual e perguntava aos seus leitores se “comeria” ou “não comeria”.

Para agravar a situação, a fotos das jovens usadas sem autorização, possivelmente retiradas de rede sociais, foram publicadas, com seus nomes e o curso. Às universitárias de cursos da saúde foram as principais vítimas.

Devido à grande revolta, o site foi retirado do ar, mas dezenas de vítimas que foram expostas, registraram ocorrências na Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá.

O portal Revista Central pesquisou que sites com terminação “.tk”, tem servidor em Tokelau, no Pacífico, a maioria abriga conteúdo malicioso.

{module [270]}

O autor da divulgação indevida responderá por difamação (imputar fato ofensivo à reputação) ou injúria (ofender a dignidade ou decoro), como descrevem os artigos 139 e 140, ambos do Código Penal. E quando a vítima for criança ou adolescente, o artigo 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) define como crime grave a divulgação de fotos, gravações ou imagens de crianças ou adolescentes em situação de sexo explícito ou pornográfica.

E se a pessoa invadir um dispositivo eletrônico responderá nos termos da Lei nº Lei 12.737/12, que criminaliza a invasão de dispositivo de informática alheio para obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização do proprietário. A lei foi apelidada de “Carolina Dieckmann”, pois a atriz teve seu computador hackeado e suas fotos íntimas, divulgadas.

Outro detalhe importante é que, se suas imagens forem divulgadas em redes sociais ou sites de qualquer categoria, como o Facebook ou Youtube, e suas fotos ou vídeos não forem tirados do ar pelo responsável do site, após ele ser sua solicitação, este será responsável em arcar com a indenização por danos morais.

Serviços:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá

Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
Tel. (88) 3445-1047

9º Batalhão da Polícia Militar de Quixadá
Rua Tenente Cravo – Campo Velho

Telefone: (88) 3445-1042 / 190

Escreva algo