Falso médico: Secretária de Saúde de Quixadá instala sindicância e diz que gestão não teve culpa

compartilhar no:

coletiva_saude_seleneO falso médico atendeu supostamente umas 300 pessoas na UPA de Quixadá. Ele está foragido da polícia.

A Secretária Municipal de Saúde, Selene de Melo Bandeira, e o Procurador Geral do Município, Edil Cavalcante, concederam uma entrevista coletiva com a imprensa de Quixadá, para explicar o caso do falso médico que estava atendendo na Unidade de Pronto Atendimento-UPA de Quixadá. O homem ainda está foragido e a polícia já iniciou as investigações.

A secretária classificou o fato como “triste e grave”, garantiu, que a gestão não teve culpa pela falha, atribuiu a responsabilidade ao diretor clinico Dr. Welber de Lima. “O diretor clínico ao assumir o cargo, fica responsável por contactar o profissional e coloca na escala para trabalhar conosco”. 

Segundo Selene, o falso médico estava apenas tirando plantões, principalmente do ex-diretor clinico da UPA, “essa pessoa veio a Quixadá, acredito eu, trazida pelo doutor Welber, porque ele não é nosso funcionário”. A gestora disse, que não conseguiu falar com o Welber após o escândalo, mas soube que ele estava viajando à Fortaleza. 

Decisões sobre o caso

O Procurador Geral do Município, Edil Cavalcante, disse que foi instalada uma Comissão de sindicância, para apurar o caso. Em 30 dias, deverá ser emitido um parecer conclusivo, podendo, inclusive, ser prorrogado por mais 30. A secretária recolheu todos os prontuários de atendimentos, prescritos pelo enfermeiro, conhecido apenas por Hildenes. 

“Solicitamos o afastamento do diretor, para apurar o tal fato, ao mesmo tempo, comunicamos ao Cremec [Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará], Conselho Regional de Saúde, Supervisão de Urgência e Emergencial do Ceará, além do Ministério Público”, enfatizou Selene. O falso médico deu de dois a três plantões no mês de novembro, três em dezembro, além de janeiro, “a maioria foi em substituição ao Welber”, denuncia a secretária. 

Matérias Relacionadas:
Falso médico da UPA de Quixadá: Paciente mostra receita médica e se diz indignada
Falso Médico: Diretores da UPA de Quixadá ainda não registraram B.O., diz delegado

Absurdo: Falso médico foi contratado pelo whatsapp e não tinha entregado documentação l
UPA de Quixadá contratou falso médico e escândalo ganhará repercussão nacional

Alerta

Antes esse fato, não havia um cadastro prévio, para que um médico tirasse plantão de outro profissional. Segundo Selene -“estamos expedindo uma portaria, onde qualquer médico que for tirar plantão, terá que fazer um cadastro prévio, apresentando toda a sua documentação”. 

Pagamento

A secretária não soube responder a forma de como estava sendo pago os plantões, por sua vez, garantiu novamente que não foi pela sua Secretária, bem como, pela Cooperativa. “Não foi a gestão quem pago. Ele não consta em nosso quadro. Supostamente foi o Welber quem pagou”.

{module [270]}

Identidade

A administradora revelou ainda, que não sabe a verdadeira identidade do falso médico. “Inclusive não sei nem dizer se ele é enfermeiro, mas fiquei sabendo que ele não trabalha mais em Horizonte”. Com relação a Diego Lopes e Silva, trata-se de um profissional de medicina, com atuação na cidade de Sobral, inclusive é uma vítima.

Atendimentos
A Secretária calculou, que cada plantão tem cerca 90 atendimentos, “acredito que o falso médico atendeu aproximadamente 40 pacientes por vez”. O criminoso atendeu supostamente umas 300 pessoas na UPA de Quixadá.

Um plantão de 24 horas, equivale o valor de R$ 2.500,00 reais e um de 12h, apenas R$ 1.250,00. O asessor júridico da Secretaria, Advogado Thiago Cândido, também participou da coletiva.

Denunciante

O portal Revista Central localizou por telefone a denunciante, trata-se de uma enfermeira que já trabalhou com o falso médico. Ela se recusou a ser entrevistada e disse que já havia falado tudo para os órgãos responsáveis.

A produção tentou contato ainda com o Dr. Welber de Lima, para que ele comentasse as declarações da secretária Selene, mas seu número ficou desligado a tarde e a noite.

 

Escreva algo