Entre os dias 13 e 15 de novembro de 2014, a XXV Fenerce abre ao público com exposições, workshops, oficinas, talk show e desfile de moda.
Um espaço ideal para quem é empreendedor (a) ou sonha em empreender é a XXV Feira de Negócios da Região Centro Oeste do Estado do Ceará (Fenerce), promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O espaço é aberto ao público e convida os (as) interessados (as) em boa gastronomia, moda e inovações tecnológicas. Todas as temáticas estão conectadas com práticas sustentáveis e com ferramentas que vão levar o público ao que há de mais moderno para fomentar negócios em diversas áreas.
A programação acontecerá entre os dias 13 e 15 de novembro, na Praça José de Barros, localizada no município de Quixadá, Ceará. Histórias de sucessos e conquistas serão compartilhadas ao longo das doze horas do evento. Oficinas sobre temas inovadores, loja conceito de panificação, visita à Casa Itinerante do Barista do Rio de Janeiro, desfiles de moda e ainda a realização do 2º Festival de Petiscos do Sertão Central marcam a programação. De forma simultânea, funcionará a Feira de Exposição com cerca de 60 artesãos distribuídos em stands.
Fenerce comemora duas décadas e meia
A XXV Feira de Negócios da Região Centro Oeste do Estado do Ceará faz uma analogia com a faixa etária dos 25 anos, idade em que mais 80% dos empreendedores brasileiros iniciam seus negócios. Também com esta idade, a Fenerce revigora sua história com ações criativas e atuais, trabalhando temas como startups, ecossistemas de inovação e mídias sociais. O talk show “Eu tenho 25” conta com a participação de empresários do Sertão Central, que representam marcas ou ideias que são tendência no Brasil e fora dele. “A Fenerce apresenta-se como espaço de desenvoltura do potencial empreendedor do sertão cearense”, explica Wilma Almeida, articuladora regional do Sebrae/CE.
O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Quixadá e da Faculdade Rainha do Sertão. Em 2013, a feira movimentou R$ 260 mil em volume de negócios, 30% a mais que o ano anterior. Neste ano, a intenção é atrair empreendedores e clientes de diversas regiões do Estado e potencializar estes números. Quixadá, sede da feira e maior cidade do Sertão Central cearense, é conhecida pelas belas paisagens geográficas e teve crescimento na prática do turismo de aventura. “A cidade se destaca como município empreendedor e forte polo comercial da região central”, pontua Wilma Almeida.
Gastronomia em alta
Na área gastronômica, o espaço Praça Doce vem cheio de inovação, com oficinas tecnológicas de confeitaria, doces e salgados. Outra novidade é a Panificadora Modelo, loja conceito em formato varejista, que congrega produção adequada, ajustada operação, recursos humanos treinados e mix diversificado em panificação. A ideia é que a panificadora e boutique de pães lance modelo de gestão inovadora para padarias no Sertão.
A programação segue ainda com o II Festival de Petisco do Sertão, que desafia 15 restaurantes a compor pratos criativos, e com a Casa do Barista do Rio de Janeiro, projeto itinerante adaptado em um Ford Rural 1973, com equipamentos específicos para preparo de café. Esta última compartilha boas receitas e traz degustação de coffee drinks sofisticados para a XXV Fenerce. A proposta fundamenta as novas dinâmicas de multifuncionalidade nos espaços rurais, funcionando como um núcleo de demonstração e de divulgação ao fazer interagir agricultura, meio ambiente, turismo e gastronomia.
Um dos destaques da XXV Fenerce é o café, que vem tendo consumo ampliado no Estado. Maior produtor e exportador mundial do grão, o Brasil produziu 33,4 milhões de sacas embarcou 28,1 milhões, em 2007. Conforme o Sindicato das Indústrias de Torrefação e Moagem de Café do Estado do Ceará (Sindcafé), no Ceará, o crescimento no consumo chega a cerca de 10% ao ano. Os cafés especiais, orgânico e de comércio justo ganham práticas agroecológicas no cultivo do café sombreado no Estado.
Quinta-feira (13.11)
18h às 22h (atividades paralelas)
– Panificação Conceito;
– Casa do Barista do Rio de Janeiro;
– Praça Doce l Oficina de Gastronômica de Salgados e Doces Finos.
19h – Oficina “Startups e Investidores Anjos do Ceará – Negócio pronto para andar, correr e voar”.
19h30 – Solenidade de Abertura Oficial do Evento.
20h – Oficina “Mídias Sociais e Comunicação Verde: O que podemos fazer pelo seu negócio?”
20h30 – Inauguração do “Espaço 25 anos da Feira de Negócios da Região Centro Oeste”
21h – Oficina “Economia Criativa – Desde quando seu talento virou moda?”
21h30 – Desfile Comercial
22h – Apresentação Cultural
Sexta-feira (14.11)
18 às 22h (atividades paralelas)
– Panificação conceito;
– II Festival de Petiscos do Sertão Central – Chefs de Restaurantes da Região Inovando com Receitas e Ingredientes Típicos;
– Casa do Barista do Rio de Janeiro;
– Praça Doce – Oficina Gastronômica de Salgados e Doces Finos
19h – Oficina “Ecossistemas de Inovação – Não se coloca vinho novo em barril antigo”
20h – Oficina “Tecnológica em Confeitaria”, com Lya Moreira
21h30 – Desfile Comercial
22h – Apresentação Cultural
Sábado (15.11)
18 às 22h (atividades paralelas)
– Panificação Conceito;
– Praça Doce – Oficina Gastronômica de Salgados e Doces;
– Casa do Barista do Rio de Janeiro.
19h30 – Solenidade Comemorativa dos 25 anos da Feira de Negócios da Região Centro Oeste
20h – Oficina Tecnológica de Moda e Beleza
21h – Talk Show “’Eu tenho 25 anos – Empresários do Sertão Central e Convidados Especiais falam de negócios e marcas que vieram para ficar”
21h30 – Desfile Comercial
22h – Apresentação cultural
SERVIÇO:
XXV Feira de Negócios da Região Centro Oeste do Estado do Ceará
Dias: 13, 14 e 15 de novembro
Horário: 18h às 22h
Local: Praça José de Barros (Quixadá, Ceará)
Aberto ao público
Mais informações: (85) 3412 2392/ (88) 9619 0254