Na primeira fase da competição os dez times se dividem em dois grupos com cinco times cada. As equipes jogam entre si dentro de cada grupo em jogos de Ida e Volta.
A segunda reunião do Conselho Técnico com os clubes que vão disputar o Campeonato Cearense Série A 2015, definiu a fórmula de disputa da competição. Com quatro fases distintas, o Estadual da próxima temporada começará dia 14 de janeiro e se estenderá até 03 de maio.
Na abertura do Conselho Técnico, o presidente Mauro Carmélio informou que conseguiu mais três datas para a realização da competição junto à CBF. Assim, o Campeonato Cearense de 2015 poderia ser disputado em 18 datas para cada clube.
Duas fórmulas foram sugeridas pela FCF e outras duas pelos representantes de Maranguape e Ceará. Na votação qualitativa, apenas o Maranguape não votou a favor da fórmula eleita.
Sistema de disputa
Na primeira fase da competição os dez times se dividem em dois grupos com cinco times cada. As equipes jogam entre si dentro de cada grupo em jogos de Ida e Volta, totalizando oito jogos para cada clube. Ao término da primeira fase, os três melhores colocados de cada grupo avançam para a fase seguinte, enquanto os dois últimos de cada disputam um quadrangular também em Ida e Volta para definir quem serão os dois rebaixados.
Na segunda fase permanece a divisão em grupos, mantendo os três que passaram de cada lado no mesmo grupo. Desta vez, entretanto, os clubes enfrentam apenas as equipes do outro grupo, também em jogos de Ida e Volta, totalizando seis datas. O último colocado de cada grupo encerra sua participação e o restante segue para as semifinais (sendo 1º de A x 2º de B e 1º de B x 2º de A). As fases semifinal e final também serão disputadas em duas partidas.
As duas vagas para a Copa do Brasil ficam para Campeão e Vice-Campeão. O clube melhor qualificado que não tenha uma divisão definida no Campeonato Brasileiro fica com a vaga para disputar a Série D nacional.
{module [270]}
Detalhes do Conselho
O presidente do Sindicato dos Atletas, Marcos Gaúcho participou do Conselho Técnico como convidado. Os grupos da 1ª Fase foram definidos por sorteio, tendo Ceará e Fortaleza como cabeças-de-chave. Foi posto em pauta pelo Maranguape trazer a terceira vaga da Copa do Brasil para o Campeonato Cearense e tornar a Taça Fares Lopes um torneio Sub-20, com vaga na Copa São Paulo Juniors. Conselho e FCF rejeitaram, mas o presidente Mauro Carmélio prometeu buscar vaga na Copa São Paulo Juniors para o campeão do Cearense Sub-20.
Grupos da 1ª Fase
Grupo A: Quixadá, São Benedito, Icasa, Horizonte e Fortaleza
Grupo B: Itapipoca, Guarany de Sobral, Guarani de Juazeiro, Maranguape e Ceará.
Assessoria de Comunicação da Federação Cearense de Futebol / (85) 32066505 / 91384545