Descaso: Médico atende simultaneamente na UPA e no Hospital Eudásio Barroso de Quixadá

compartilhar no:

Hosp_Eudasio_julho14“Não vou mentir e pode me perseguir, mas vou continuar falando o que acontece aqui dentro”, diz enfermeira quando a outra quis mentir.

O descaso na saúde pública da cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense, levou a Câmara Municipal a criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI para apurar escândalos de desvios de dinheiro público. Ser atendido no Sistema Único de Saúde-SUS no município é difícil, isso em virtude de falta de profissionais de medicina.

A Unidade de Pronto atendimento – UPA 24 Horas e o Hospital sub-regional Dr. Eudásio Barroso, ambos situados na cidade de Quixadá passam por uma grande crise de falta de médicos, medicamentos e materiais no modo geral. Quem procurou atendimento nesta sexta-feira, 11, nas unidades, ficou sem entender as explicações de alguns funcionários supostamente treinados para confundir os pacientes.

Na verdade, mais uma vez o médico plantonista da UPA não foi atender, com isso, o profissional do Hospital teve que ficar nas duas unidades. A reportagem do portal Revista Central conversou com alguns funcionários do Eudásio Barroso. Uma enfermeira disse que tinha médico, enquanto a outra disse: “ele só veio agora porque chegou uma paciente em estado gravíssimo e sabia que ia morrer sem médico”, imediatamente a colega retrucou: “mulher não se mete nisso”, a profissional se diz revoltada com o descaso e continuou: “não vou mentir e pode me perseguir, mas vou continuar falando o que acontece aqui dentro”.

{module [270]}

Chegando na UPA havia cerca de 20 pacientes, todos esperando um médico plantonista. Ao ser questionado se havia médico na unidade, funcionárias confiram que sim, quando perguntamos se poderíamos conferir, em seguida disseram que ele estava no Eudásio Barroso atendendo uma paciente.

A diretora geral do Hospital Eudásio Barroso, Ana Silvia Alencar, como sempre atendeu a nossa reportagem e confirmou que no momento o Dr. Welber estava no comando, isso por volta de 13 horas, informou ainda que, ele estava também atendendo na UPA. Alertou que o seu substituto iria faltar em virtude de um lesão, por sua vez, garantiu que o diretor clinico Dr. Marciano ficaria no lugar. Ninguém da direção da UPA estava presente.

 

 

Escreva algo