Feira dos animais de Quixadá com 72 anos perdeu 50% da movimentação

compartilhar no:

feira_animalCom relação à fiscalização da Adagri, o coordenador disse que, os comerciantes já estão acostumados com os procedimentos.

 

A feira dos animais de Quixadá, no Sertão Central cearense, já foi o maior espaço de comercialização de animal do Nordeste, mas nos últimos anos os produtores estão sumindo em virtude da estrutura e também pela estiagem que assola a região.

A feira que iniciava toda quarta-feira e terminava no dia seguinte, agora, na quarta à tarde o parque de exposição dos animais fica quase vazio. Fiscais da Agência de Defesa da Agropecuária do Ceará (Adagri), dizem que tem percebido a diminuição de 50% de solicitação de Guia de Trânsito Animal-GTA, “quando cheguei aqui em março de 2013, a gente expedia cerca de 2.200 GTA’s, hoje raramente passa de 1.000”, disse o coordenador da Adagri, Milton de Carvalho, médico veterinário e fiscal agropecuário.

Com relação à fiscalização da agência, o coordenador disse que, os comerciantes já estão acostumados com os procedimentos. “Hoje, cada município tem um escritório para que o produtor possa retirar a GTA e fazer o transporte do animal”.

{module [270]}

Com 20 anos de feira, o comerciante do ramo, José Aroldo de Andrade, 65 anos, vem de Pacajus, às 14 horas da tarde desta quarta-feira, 12, já estava indo embora. “Essa feira já acabou, cheguei aqui pela manhã e não consegui comprar muita coisa”. De Parambu veio o senhor Antônio William da Paz, 59, também já estava indo para o seu município, “trouxe três vacas e só consegui vender duas”.

A Adagri tem buscado evitar que a população consuma carne de animal doente e por isso faz também campanha educativa na zona rural.

Serviço:
Unidade local/regional de Quixadá
Rua José Capistrano, Nº 671, Centro
Fone/fax: (88) 3412 1177
E-mail: quixada@adagri.ce.gov.br

Escreva algo