A policlínica será custeada pelas 10 prefeituras da 8º macrorregional de saúde e pelo governo do estado.
O governador do Estado do Ceará Cid Ferreira Gomes e prefeitos do consórcio de saúde da 8º macro entregaram a população da região uma Delegacia da Mulher e a Policlínica Francisco Carlos Cavalcante Roque.
O governador foi até a Delegacia que teve investimento de R$ 1.196.993,47. A DDM de Quixadá responderá pela proteção e investigação de crimes contra a mulher, dentro dos 2.019,816 km² que correspondem à área territorial da cidade. Segundo o IBGE, a população da cidade é de 80.604 habitantes, sendo 40.835 mulheres. O comando da unidade será de responsabilidade da delegada Rosane de Queiroz Brasil.
O prefeito de Quixadá falou da importância da delegacia da mulher, “não tenho dúvida que essa delegacia trás mais garantias e proteção para as mulheres do nosso município”. O município vai colaborar fornecendo profissionais da área de psicologia, assistência social e jurídica.
O governador acompanhado de prefeitos da região, entre eles, Cirilo Pimenta, de Quixeramobim; Elíria Queiroz, de Ibaretama, Antonio Mendes-Dé, Choró; Deca, Ibicuitinga; João Hudson, Quixadá; Otácilio Neto, Milhã; Vauires, Senador Pompeu; Veridiano Sales, Banabuiú, entre outros, fizeram questão de visitar os 13 consultórios: neurologia, angiologia, endocrinologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia e traumato-ortopedia. Além da tomografia computadorizada, a população terá acesso a outros importantes exames, como o eletroencefalograma, endoscopia respiratória, radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e ainda coleta de patologia clínica. Na Policlínica, há também atendimento em fisioterapia, terapia ocupacional, farmácia clínica, enfermagem, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência social.
O prefeito de Banabuiú Veridiano Sales também falou sobre a importância da policlínica, “percebemos que terá muitos especialistas da saúde e é um grande avanço pra região”. A prefeita de Ibaretama, também comentou, “ninguém vai mais a Fortaleza com paciente que precisava fazer exames, agora está bem pertinho de nós”.
A deputada Rachel Marques elogiou Cid Gomes e acredita que a policlínica vai resolver muitos problemas da saúde de Quixadá. O deputado Osmar Baquit seguiu a mesma linha.Durante os discursos dos dois deputados houve insultos de manifestantes.
Em entrevista a imprensa, o governador disse que a policlínica não vai funcionar 100%, mas que em breve estará todas as especialidades estarão disponíveis a população. A políclinica será custeada pelas 10 prefeituras da macroregionald e saúde.
Veja a cobertura: