“Não tenho planos de candidatura”, disse Ilário Marques e garante prioridade a sua esposa

compartilhar no:

 

Ilario_Marques_fmO petista justifica que a sua prioridade é a recondução de sua esposa Rachel Marques para o cargo de deputada estadual.

José Ilário Gonçalves Marques, 52 anos, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1982, teve o privilegio de ser eleito deputado estadual com apenas 25 anos em 1986. Em 1992, o povo colocou Ilário Marques como prefeito municipal de Quixadá. Em 1998, foi eleito pela segunda vez como deputado estadual. Em 2001, Marques tomou posse como prefeito pela segunda vez, sendo reeleito em 2004.

Em dezembro de 2007 foi eleito para assumir a presidência regional do PT cearense para um mandato de dois anos.

A vida política de Ilário teve ascensão a cada ano, sendo considerado como um político imbatível na Terra dos Monólitos. Em 2008, Marques mostra o seu império ao eleger o inexperiente médico Rômulo Nepomuceno Bezerra Carneiro. Nas eleições de 2014, Ilário teve o seu nome cotado para o cargo de governador ou senador, mas concorrência para deputado federal, ficando na quarta suplência. Dois anos depois da comemoração da vitória do médico, os petistas viram o seu grupo na maior crise política de sua história a nível municipal.

Em 2012, Ilário Marques era visto nas ruas como o favorito para suceder Rômulo Carneiro, mas uma coalizão política formada por ex-aliados e adversários tradicionais, tendo a frente o empresário João Hudson Bezerra Rodrigues tirou a supremacia política petista de Quixadá. Em 2013, por meio de um acordo com Cid Gomes, Marques foi empossado como deputado federal entre o dia 5 de abril a 27 de agosto de 2013. No dia 19 de setembro, Marques assumiu a presidência do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) da Assembleia Legislativa.

Afora o seu passado político, José Ilário Gonçalves Marques foi abordado pela reportagem do portal Revista Central e falou sobre o seu futuro político. “Nas eleições de 2014, eu como um militante político vou participar ativamente, mas não tenho planos de candidatura”. O petista justifica que a sua prioridade é a recondução de sua esposa Rachel Marques para o cargo de deputada estadual. Destacou ainda que o seu plano será para 2016.

Marques deixou claro que vai se empenhar para as eleições majoritárias para o cargo de governador e que seguirá com o grupo liderado por Cid Ferreira Gomes. Avalia que o quadro para governador encontra-se no grupo dos aliados que apoio a presidente Dilma. “O PT seguirá o governador Cid Gomes, decidindo o processo de escolha”. Segundo afirmou, o PT visa e não abrirá mão do candidato ao cargo de senador.

O petista lamentou que o governador de Pernambuco Eduardo Campos, ex-aliado petista, tenha saído do bloco. Ilário acredita na reeleição da presidente Dilma.

Escreva algo