Ibaretama comemora 25 anos de emancipação política e administrativa

compartilhar no:

prefeita_ibaretama_eliria_2013Na última sexta-feira, 03, a prefeita deu um aumento de 10% para os professores do ensino fundamental.

Ibaretama, denominação que tem como significado “terra de fruta”, é uma contradição pelo fato de que, em sua área territorial, contenha pouca quantidade de árvores frutíferas. Teve os índios Jenipapos e Canindés como os irmãos primitivos que habitaram a região dos férteis aluviões da Serra Azul, quando da chegada dos colonizadores portugueses por esta região, neste dia 08 de maio, chega aos 25 anos de emancipação política e administrava, para comemorar, a prefeitura municipal realizou ao longo do inicio do mês diversas atividades, envolvendo a população e oferecendo serviços.

A prefeita municipal, Elíria Maria Freitas de Queiroz, não realizou eventos festivos de grandes proporções devido à situação financeira do município. Conforme a gestora, o ex-prefeito entrou a prefeitura com mais de R$ 2 milhões de dívidas. Hoje haverás shows culturais.

“Estamos com quatro meses de mandato e nesse intervalo, estamos tentando tirar o município da calamidade que foi deixado, para se ter ideia, das 16 inadimplências junto aos órgãos públicos, já conseguimos pagar 14”, acrescentou ainda que a prefeitura foi entregue com três meses de iluminação atrasadas e teve que renegociar a dívida com a Coelce.

Elíria também fala sobre a situação da saúde, “todos os PSF’s estavam desativados e hoje, os cinco estão funcionando, sendo que dois em casas locadas devido às péssimas condições que foram deixadas, inclusive foram sucateados, os aparelhos de ar-condicionados, armários, birôs etc. foram levados”. Ainda esse mês a prefeita garantiu que será assinado um convênio com a Cagece dando concessão para o fornecimento de água em cada residência da cidade.

Conforme a Elíria Maria Freitas de Queiroz, os veículos da saúde também foram sucateados, para que os médicos pudessem se deslocar até os postos, teve que alugar carros. Uma ambulância, teve que passar por reforma. “Tudo indica que em breve vamos ganhar uma ambulância nova, já ‘implorei’ ao secretário de saúde Arruda Bastos”, enfatizou. A gestão passada também deixou uma grande dívida em relação à conta de telefone fixo.

“Desde janeiro que aparece fornecedores cobrando dívidas deixadas pelo prefeito Edson, tudo já soma mais de R$ 2 milhões, só de fornecedores”.

Na última sexta-feira, 03, a prefeita deu um aumento de 10% para os professores do ensino fundamental, “temos que valorizar os nossos educadores, o MEC deu 8% e nós estamos dando acima do governo federal”. Segundo Elíria, no próximo ano, quer cobrir um deficit para a educação, isso porque os aumentos anteriores não estavam dentro da tabela do plano nacional.

“Para mim, é uma grande honra ser gestora e comemorar 25 anos de emancipação política de Ibaretama. Tenho certeza que nos próximos anos vamos ter muitas coisas para comemorar. Com relação à festa, não vai faltar data, mas agora temos que pensar é, em cuidar dos serviços básicos”, destaca.  Elíria é a primeira mulher a assumir o cargo de prefeita em Ibaretama em toda a sua emancipação.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibaretama

Escreva algo