Tal encargo ficará por conta de nosso novo colunista, Robério Fernandes.
A partir da próxima terça-feira, dia 27, o portal Revista Central criará mais uma coluna, voltada exclusivamente para a língua portuguesa, com prioridade para discutir a última reforma ortográfica, que entrará em vigor a partir de janeiro do próximo ano.
Fruto de um consenso entre os países de língua portuguesa, o Acordo é uma tentativa de unificar a escrita em tais países, uma vez que ainda havia várias divergências nesse sentido, inclusive entre Brasil e Portugal, os quais trazem em seu histórico outros acordos com a mesma finalidade.
Várias foram as modificações trazidas pelo que se convencionou chamar de Novo Acordo Ortográfico. As principais mudanças dizem respeito às regras de acentuação gráfica, uso do hífen e de iniciais maiúsculas e minúsculas.
Mesmo sabendo que a reforma em questão passará a vigorar a partir de janeiro próximo, parece que grande parcela da população ainda se encontra alheia às novas mudanças. Os grandes meios de comunicação, os órgãos públicos e as grandes empresas privadas, no entanto, têm adotado o Acordo em suas atividades, o que deverá ser uma tendência a partir do próximo ano em relação a outros segmentos que lidam com a comunicação escrita.
Com o fim de incentivar e ajudar seus consulentes, o portal Revista Central convidou um estudioso do novo Acordo para, semanalmente, dar dicas acerca da referida reforma. Assim, serão debatidas, minuciosamente, as principais alterações, além de outros temas ligados à língua portuguesa.
Tal encargo ficará por conta de nosso novo colunista, Robério Fernandes. É Licenciado em História e ex-professor de matemática financeira. Autor do livro “Manual de português para o dia a dia forense”. É servidor concursado do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, recentemente removido para a Comarca de Quixadá. Ministra cursos sobre a nova reforma ortográfica. Em 2009 foi facilitador do referido curso na Comarca de Acopiara e em 2010 e 2011 na Comarca de Aquiraz, tendo como destinatários juízes, promotores, advogados e servidores do Judiciário e do Ministério Público. É autor de três blogs, um dos quais voltado exclusivamente para a língua portuguesa, com postagens semanais. Robério Fernandes tem, ainda, artigos de história publicados em um conceituado site de Brasília, e tem se dedicado à pesquisa sobre o cristianismo antigo.