Cidade é destaque em financiamentos no Sertão Central
Engenheiros da Caixa Econômica Federal são unanimes em afirmar que a cidade de Quixeramobim lidera a liberação de investimentos imobiliários para aquisição da casa própria. Mesmo com o pujante crescimento imobiliário na cidade de Quixadá, está em Quixeramobim o destaque da região no Sertão Central na liberação de financiamentos, segundo os engenheiros que realizam avaliações e vistorias, o numero de visitas à cidade em novos empreendimentos é muito maior do que na cidade de Quixadá.
Explicações para esse resultado
Um dos entraves para que construtoras iniciem novos projetos de construções na cidade de Quixadá esbarra nos preços astronômicos dos terrenos na cidade, segundo diretores de construtoras interessadas, fica inviabilizado comprar terrenos com preços altos e construir casas com padrões populares, daí o resultado negativo para que haja maior oferta de obras e projetos habitacionais no município.
Nível de renda da população
O nível de renda da maioria da população do Sertão Central é de pessoas que ganham até três salários mínimos, os preços de casas e apartamentos não podem ultrapassar a faixa dos 100 mil reais, o que na prática se enquadra no programa do governo Minha Casa, Minha Vida, que subsidia parte do financiamento, em Quixadá podendo chegar a 13 mil reais de subsídios, permitindo que as parcelas caibam no bolso dos adquirentes compradores. Casas acima do valor de 100 mil, fogem do programa do governo levando as parcelas de financiamento para as alturas.
Valor dos aluguéis
É grande a procura por financiamentos da casa própria, os aluguéis por exemplo na cidade de Quixadá continua em alta, para se ter uma ideia uma casa simples de 3 quartos próximo ao centro da cidade pode chegar a R$ 600,00. A demanda por moradias em Quixadá chega a mais de 5.000 unidades, mas há uma luz no fim do túnel, ainda esse ano devem ser iniciadas obras para construções de 1.500 casas que deverá se localizar na estrada que liga Quixadá a Dom Maurício, há 4 km do centro da cidade.