“Unidos por Quixadá” é formado por diversas pessoas ligadas a sociedade organizada.
De olho nas eleições municipal de 2012, um grupo de pessoas ligadas a setores da sociedade organizada estão se mobilizando desde de fevereiro deste ano com objetivo de encontrar uma nova alternativa na política do município de Quixadá, no Sertão Central cearense.
De acordo com a organização denominada de “Unidos por Quixadá”, a situação política do município chegou ao limite, pois até então nos últimos 40 anos as disputas no âmbito majoritário se polariza praticamente em duas siglas partidárias.
O coordenador Ita Ventura, reafirma que o município está sentido a necessidade de mudanças, “mudanças que realmente venham a trazer novos rumos para Quixadá”, destaca o líder do movimento. De acordo com o ex-vereador, já realizou ao todo 4 encontros e recebeu no último cerca de 300 pessoas de diversos setores, como empresários, estudantes, trabalhadores, líder comunitários e várias liderança políticas que estão empenhadas na iniciativa.
O projeto teve iniciou em outubro de 2010, logo após as eleições quando lideranças tiveram a idéia de lançar o grupo com arrecadações de sugestões para uma possível formação de um novo grupo com pretensões de buscar uma terceira via na política de Quixadá para o próximo pleito eleitoral.
“Depois de muitas visitas e de seis encontros de mobilização Pró-Quixadá, este movimento vem se popularizando, inclusive favorecido pelas circunstâncias do momento”, garante Ventura. Com a escolha do nome do grupo “unidos por Quixadá”. Ita garante que até o momento não cogita nome e nem preferência partidária dos possíveis candidatos ao cargo majoritário e sim uma união de todos os participantes em busca do fortalecimento do projeto.
Falta exatamente um ano para iniciar as campanhas políticas com objetivo de formar a nova composição das Câmaras Municipal e as chefias das prefeituras de cada município. Atualmente as mobilizações de grupos políticos acontecem em toda a região, restando apenas 3 meses para o encerramento das filiações partidárias para pleiteações a cargos nas eleições de 2012.