Velho problema: Chuva de 40 mm deixa diversas ruas alagadas na cidade de Quixadá

Um dos trechos que sempre alaga é da Rua Francisco Enéas de Lima com a Avenida José Caetano (foto: RC)

Região Central: O mês de março começou com alegria para a maioria e transtorno para alguns, na cidade de Quixadá, as chuvas desta quinta-feira(01) foram suficientes para deixar ruas alagadas. O trânsito ficou complicado, especialmente na Avenida José Caetano e as demais que fazem cruzamentos.

Conforme um pluviômetro localizado no Baviera, choveu 40 milímetros nas últimas horas na Terra dos Monólitos. Por ser da parte baixa da cidade, as áreas denominadas de Lagoa e Rodoviária tiveram novamente problemas de alagamento, como a Avenida José Caetano, Ruas Francisco Enéas de Lima, e trechos como Tabelião Enéas, Rui Maia, em outros bairros como Irajá e Triângulo também tiveram água invadindo casas.

Recentemente, a Prefeitura Municipal de Quixadá instalou bombas submersas em alguns locais, mas aparentemente não foram suficientes para suprir a demanda. Esse caso é antigo, mas a população pede a sua solução o quanto antes.

O problema se agrava com lixos que são jogados nas vias públicas como plásticos e garrafas.

Dados

A média de chuvas para o mês de fevereiro no Ceará já foi ultrapassada. Conforme dados ainda preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até esta terça-feira (20), o volume observado é de 157,6 milímetros, cerca de 32% acima da normal climatológica.

De acordo com o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, meteorologista Raul Fritz, uma atuação mais destacada da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico indutor de precipitação na Quadra Chuvosa, em vários dias deste mês proporcionou melhores resultados.

 RC TV: Veja a nossa transmissão ao vivo: