Ibaretama registra novamente a maior chuva da região Central do Ceará

chuva_centralaaaaRegião Central: As chuvas mais intensas para este fim de semana já haviam sido indicadas na previsão realizada pela Funceme nesta sexta. A rede de radares mostra, inclusive, precipitações em todo a faixa litorânea, desde cedo. A nebulosidade no litoral está associada, principalmente, à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) costa norte do Nordeste.

Para este sábado(19), o Ceará terá céu nublado com eventos de chuva no Litoral e na Ibiapaba ao longo do dia. Nas demais regiões, nebulosidade variável com eventos de chuva. Para o domingo (20), nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.

Na região Central, a maior chuva foi em Ibaretama 41 milímetros; seguido pela localidade de Bandeira, no município de Itatira 28.2 mm; 14.0 Mineirolandia (Pedra Branca) 14.0; 14 Baixa Fria(Canindé); 13 Manituba e São Miguel (Quixeramobim); Choró 10.0mm.

O Ceará apresenta cenário mais favorável para chuvas dentro da média histórica no trimestre de fevereiro a abril de 2019. A avaliação climática aponta que, no Estado, há 40% de probabilidade para chuvas em torno da normal climatológica, 30% de chance para chuvas acima da média e também 30% de chances do período se encerrar abaixo do normal. O prognóstico foi divulgado pelo Governo do Ceará, por meio da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, nesta sexta-feira (18).