Quixeramobim, Boa Viagem e Quixadá apresentam os maiores casos de arboviroses no Sertão Central

compartilhar no:
A grande maioria dos municípios tem a taxa de incidência alta em função do grande número de notificações das últimas semanas (Foto: divulgação)

Região Central: As aroviroses continuaram a subir nos últimos dias, e os casos em cidades do Sertão Central seguem apresentando um cenário de gravidade, na grande maioria. Os municípios de Quixeramobim, Boa Viagem e Quixadá são os que apresentam os maiores números nas últimas cinco semanas.

Os dados foram levantados pelo Revista Central na plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Os número referem-se ao levantamento feito até o dia 27 de junho, data da última atualização disponível.

O lvantamento do Revista Central considera os três tipos de arboviroses: dengue, zikavirus e chikungunya. Entre os 18 municípios da Região Central Quixeramobim é o que apresenta os maiores índices. Ao todo, nas últimas cinco semanas, foram notificads 711 casos. Os pacientes com dengue, lideram a lista com 465 notificações, seguido de 246 acientes com chikungunya. A indicência de casos no município é considerada alta.

Depois de Quixeramobim, Boa Viagem surge em seguida como o segundo município da região com mais notificações. De acordo com o IntegraSUS foram 329 notificações nas cinco últimas semanas. Por lá a chikungunya lidera os casos, com 208 registros contra 120 casos de dengue. Quixadá possui 193 registros nas últimas cinco semanas. A maioria deles são de dengue, com 177 notificações contra 15 de chikungunya.

Os casos de dengue são maiores nos 18 municípios da região, segundo os dados do IntegraSUS das cinco últimas semanas: foram 1.081 notificações contra 801 casos notificados de chycungunya. As ocorrências de zikavírus são muito menores, apenas 20 casos em todos os municípios.

Há situações peculiares nos dados pesquisados. O município de Deputado Irapuan Pinheiro, por exemplo, não notificou nenhum caso de arboviroses nas últimas cinco semanas. Milha também notificou apenas um caso de dengue no período. Ibaretama teve apenas sete casos da doença. Caridade tambem apresetou qadro positivo nas arboviroses, com apenas dois casos de cada doença.