URGENTE: Ceará tem primeiro caso suspeito de varíola dos macacos sendo investigado, diz jornal

compartilhar no:
Além do Ceará, Ministério da Saúde estaria monitorando outros dois casos suspeitos no Brasil (Foto: reprodução/IG)

Um paciente do Ceará é o segundo infectado do Brasil com um casos suspeita de varíola dos macacos. A informação foi divulgada pelo jornal Diário do Nordeste, com base em detalhes confirmados pelo Ministério da Saúde, maso órgão federal não publicou a informação em seu site oficial. Não há informações sobre qual seria o município onde reside o paciente com a suspeita da doença. O segundo paciente seria uma pessoa de Santa Catarina.

De acordo com o Diário do Nordeste o Ministério da Saúde disse que mantém “contato com estados para apoiar no monitoramento e ações de vigilância em saúde” e que “a investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”, mas não deu outros detalhes. O paciente do Ceará estaria tendo o caso monitorado pela Secretaria de Saúde (Sesa) mas o órgão também ainda não confirmou a informação.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a varíola do macaco pode ser transmitida aos seres humanos através do contato próximo com uma pessoa ou animal infectado, ou com material contaminado com o vírus. O vírus pode ser transmitido de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disse que atua consoante às ações das demais agências e organismos de saúde mundiais e permanece monitorando a evolução do quadro em constante contato com o Ministério da Saúde. Tão logo se justifique, serão propostas as medidas sanitárias, quando cabíveis, em aditamento às regras existentes e vigentes no Brasil.

Nesta segunda-feira (30) a Anvisa informou que existe um terceiro casos suspeito da doença que se apresentou em um paciente do Rio Grande do Sul e que o caso está sendo investigado. “A reavaliação está sendo feita de acordo com os critérios de definição. Até o momento, não há confirmação do rumor como caso suspeito”, disse a pasta.