Banabuiú registra maior chuva da região Central nesta segunda (9) com quase 40 mm

compartilhar no:
Chuva que banhou Banabuiú foi a maior nas últimas horas e marcou 36 mm de acumulado (Foto: José Avelino Neto/Arquivo)

Região central: O município de Banabuiú foi o que registrou a maior chuva entre os municípios do Sertão Central nas últimas 24 horas, conforme os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A cidade acumulou 36.2 mm de chuva entre às sete horas de domingo (8) até às sete da manhã desta segunda-feira (9).

No intervalo das últimas horas, o Sertão Central registrou nove municípios com chuva, sendo que Banabuiú foi a maior de todas. Itatira teve a segunda maior chuva da região, com 24 mm enquanto Quixeramobim teve a terceira maior, com 20 mm.

Em todo o Ceará choveu em 77 municípios. A maior chuva do Estado foi em São Gonçalo do Amarante, com 70 mm. Redenção registrou a segunda maior, com 52 mm e Alto Santo teve o terceiro maior acumulado, com 50 mm.

De acordo com a previsão da Funceme a segunda semana de maio deve continuar apresentando condições mais favoráveis para chuvas isoladas. Entre tarde e noite desta segunda (9) são esperados registros na faixa litorânea, Ibiapaba, Maciço de Baturité, norte da Jaguaribana e norte do Sertão Central. Tanto na terça (10) como na quarta-feira (11), a tendência é que as chuvas pontuais sigam se concentrando mais ao norte, próximo ao litoral. Nas macrorregiões do sul do Estado , a expectativa é de precipitações passageiras nos períodos do entre tarde e noite.

As precipitações dos próximos dias deverão ter influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que tende a se aproximar do norte do Nordeste e, com isso, gerar áreas de instabilidade. Nas demais áreas, em geral, as chuvas previstas ocorrerão em virtude de efeitos locais (temperatura, umidade e relevo), e sistema de brisa.