TJCE concede habeas corpus a filho do prefeito de Itatira suspeito de integrar esquema que desviava recursos

compartilhar no:
Zé Dival e seu filho, Jonas. Ele foi solto por força de um habeas Corpus (Foto: divulgação)

Região Central: O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) concedeu um Habeas Corpus a favor do filho do prefeito de Itatira, Zé Dival, Antônio Jonas Martins Mateus. Ele é apontado como o integrante de uma quadrilha acusada de desviar recursos públicos do município de Itatira.

O pedido de Habeas Corpus foi acatado pelo desembargador Francisco Carneiro Lima. Com isso, Antônio Jonas, poderá responder ao processo em liberdade. Ele era procurado desde outubro quando a operação foi desencadeada.

Jonas foi preso durante a segunda fase da Operação Hasta, no dia 22 de outubro, deflagrada pela Polícia Civil e o Ministério Público do Ceará (MPCE) na cidade de Itatira. Os oficiais cumpriram mandados de prisão preventiva que resultou na captura de sete pessoas suspeitas de participarem e planejarem um esquema criminoso.

De acordo com as investigações, os alvos são integrantes de um grupo que suspeita-se ter movimentado cerca de R$ 132 milhões nos últimos oito anos. Durante a ofensiva além do filho do prefeito de Itatira a Polícia Civil também prendeu Paulo Anderson Alves Mota, filho do vereador Paulo Roberto.

Paulo é apontado nas investigações como cúmplice de Jonas. O filho do prefeito é investigado por liderar o esquema fraudulento nas licitações, sendo suspeita de ter uma empresa de fachada para lavar recursos públicos.