CNH popular: informação falsa sobre documento gratuito circula na web

compartilhar no:
Mensagens com um link falso do que seria o programa “CNH Social” circulam pelas redes sociais. Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) alertou, neste sábado (16), que circula uma falsa informação nas redes sociais sobre um link de acesso para o programa CNH Popular, que foi lançado oficialmente na última quarta-feira (13) pelo governador Camilo Santana (PT).

Mensagens com um link falso do que seria o programa “CNH Social” circulam pelas redes sociais e, inclusive, foram recebidas pelo WhatsApp da TV Verdes Mares. As mensagens são enviadas por pessoas comuns e enviadas para que o usuário clique no link e preencha seus dados.

“É importante que os candidatos estejam atentos a tentativas de fraude. Inscrições somente através do site oficial do Detran. O Detran destaca que NÃO encaminha e-mail e nenhum tipo de link através de redes sociais ou aplicativos de mensagens”, publicou o órgão em redes sociais.

O site do Detran é a única forma de realizar o cadastro para receber o benefício e, desde que foi anunciado, várias pessoas utilizaram as redes sociais para reclamar de problemas no site. Três dias após a abertura das inscrições, o portal continua apresentando instabilidades.

O que é o ‘CNH Popular’

O programa do Governo do Ceará concede carteira de motorista gratuita a 25 mil beneficiados nas categorias A e B. Além das 25 mil vagas destinadas para o programa, o Detran-CE vai disponibilizar uma fila de espera para os interessados. As pessoas na fila de espera serão contempladas com o benefício caso algum dos 25 mil cadastrados desista do programa ou não possam participar porque não atende aos critérios.

Como se cadastrar no programa

Ao todo serão 25 mil habilitações ofertadas nos municípios cearenses em 2021 e 2022. São 20 mil carteiras para o interior e outras 5 mil para Fortaleza. O link para inscrição está disponível no site do Detran.