Mais de 13 mil pessoas começam a ser assistidas com Operação Carro-Pipa em Pedra Branca

compartilhar no:
Prefeito de Pedra Branca acompanha início das operações por Carro Pipa em Pedra Branca (Foto: Corpo de Bombeiros)

Região Central: A chegada dos últimos meses do ano traz o agravamento da situação hídrica em alguns municípios do Ceará. Em Pedra Branca, no Sertão Central, a Defesa Civil solicitou o início da operação de residências no interior através de carro-pipa.

Os detalhes da operação foram confirmados pelo Corpo de Bombeiros do Ceará. Além da operação em Pedra Branca o município de Monsenhor Tabosa passou a ser assistido pela operação Carro Pipa.

De acordo com a Defesa Civil nas duas cidades a estimativa é que cerca de 21 mil famílias serão assistidas com a Operação. No total, 35 caminhões-pipa foram distribuídos em 23 rotas (Pedra Branca) e 12 rotas (Monsenhor Tabosa), respectivamente. O prefeito de Pedra Branca, Mateus Góis, acompanhou o abastecimento em algumas comunidades no início da operação.

Os caminhões-pipas foram contratados por meio do edital de credenciamento n° 001/2021-CEDEC, com um aporte financeiro da ordem de R$ 2.236.077,00 oriundos da União e repassados ao Fundo de Defesa Civil – FDCC para assistência a vitimas atingidas por Desastres, no caso a estiagem. A Operação Carro-Pipa terá duração de 03 meses.

21.000 pessoas serão atendidas, nas duas cidades, pela Operação Carro-Pipa, com uma média mensal de 12.600 metros cúbicos de agua potável as populações atingidas pelo fenômeno da estiagem. Pedra Branca com 13.800 pessoas vai receber mensalmente 8.280 metros cúbicos de água potável, enquanto que Monsenhor Tabosa com 7.200 pessoas vai receber 4.320 metros cúbicos de água potável. Essas populações a serem atendidas são das sedes dos respectivos municípios.