Primeiro caso suspeito da variante indiana é notificado no Ceará 

compartilhar no:
Primeiro caso confirmado da variante indiana foi registrado no estado do Maranhão, na quinta-feira (20).

O primeiro caso suspeito da variante indiana do coronavírus no Ceará foi notificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em 17 de maio. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), confirmou a notificação nesta sexta-feira (21). Uma equipe da Sesa esteve no local onde o passageiro, que veio da Índia, está em isolamento.  O homem desembarcou em Fortaleza no dia 9 de maio.

A Sesa divulgou que o homem suspeito de estar com a variante tem 35 anos e testou positivo nos dias 10 e 11 de maio. Já no dia 18, outro teste foi realizado e o resultado saiu negativo. Assintomático, ele cumpriu isolamento preventivo. Uma colega de empresa que também veio da índia não apresenta sintomas da Covid-19 e testou negativo.

Desde o dia 14 deste mês, o Brasil suspendeu voos vindo da Índia, Reino Unido e África do Sul. A medida é temporária e deve durar, a princípio, 14 dias. A ação, segundo o governo brasileiro, é para evitar a contaminação pela variante B.1.617 em território nacional.

A cepa foi identificada pelos especialistas como mais transmissível e responsável pela onda de novos casos e mortes no país asiático. O primeiro caso confirmado no Brasil foi registrado no estado do Maranhão na quinta-feira (20).