Nada a comemorar: no primeiro dia de 2021, Ceará chega a marca de 10 mil mortos por Covid-19

compartilhar no:

A queima de fogos de artifício na maioria das cidades do Ceará, parece desconsiderar um número difícil de aceitar: o estado ultrapassou o número de 10 mil mortos provocados pela pandemia do coronavírus. A alegria da virada do ano parecida ignorar a fase turbulenta pelo qual o Ceará atravessa e, se muitos acharam que 2020 foi um ano ruim, o número redondo de 10 mil vítimas no primeiro dia de 2021 sinaliza que, se não apertarmos os cintos, o ano pode ser ainda pior.

De acordo com a plataforma IntegraSUS da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), até este sábado (2) o Ceará contabilizava 10.004 mortos pela Covid-19. Outros 561 óbitos ainda estão sob investigação porque há suspeitas que eles tenham ocorrido por causa de complicações envolvendo o vírus nos pacientes, mas essa informação ainda não está confirmada.

A IntegraSUS compilou os dados. Foram uma média de 45 mortes por dia. A idade média das pessoas mortas é na casa dos 70 anos de idade. O número impressiona se levado à ponta do lápis. O Jornal Diário do Nordeste, por exemplo, trouxe uma matéria onde faz as contas e consegue estimar que o total de mortes equivale a mais do que a cidade de Deputado Irapuan Pinheiro, no Sertão Central. “É como se Deputado Irapuan Pinheiro, no Sertão Central, fosse varrida do mapa com seus 9,6 mil habitantes”.

“Tudo começou em 15 de março, quando os primeiros casos de Covid-19 foram confirmados em Fortaleza, em pessoas que viajaram para a Europa. Em 26 de março, José Maria Dutra, de 72 anos, residente de Fortaleza, foi oficialmente o primeiro paciente a falecer com a Covid-19 no Ceará. Hoje, o IntegraSUS revela que houve três mortes dois dias antes, em 24 do mesmo mês”, diz o jornal.

O Governador do Ceará, Camilo Santana, utilizou suas redes sociais para se solidarizar com familiares das vítimas. “Minha solidariedade a todas as famílias diante da imensurável dor pela partida dos seus entes queridos. Diante de uma pandemia que ainda persiste e faz centenas de vítimas a cada dia, todos os esforços devem ser feitos para que a vacinação comece da forma mais rápida e segura possível, única maneira de superarmos de vez essa gravíssima ameaça”, escreveu o governador.