Eleições 2020: prazo para solicitar 2ª via do título de eleitor termina nesta quinta (5)

compartilhar no:
Eleitores também poderão votar usando aplicativo E-título (Foto: Agência Brasil)

Segundo o calendário das eleições municipais deste ano, o prazo para que os cidadãos solicitem a segunda via do título de eleitor se encerra nesta quinta-feira (5). Para emitir o novo documento, o pedido deve ser feito no cartório eleitoral onde o cadastro está registrado e o eleitor não pode ter débitos com a Justiça Eleitoral.

Isso significa que caso o cidadão tenha multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, ou ainda tenha recebido multas em razão de outras violações previstas no Código Eleitoral (Lei 4.737/65) e na Lei das Eleições (Lei 9.504/97), não será possível emitir a nova via.

Para o cidadão que está quite com a Justiça Eleitoral, há ainda outra alternativa ao título de papel: o e-Título, a versão digital do documento, que serve como identificação caso o eleitor já tenha feito o cadastro biométrico.

A versão digital apresenta foto e dispensa outro documento no momento do voto. O aplicativo e-Título pode ser obtido nas lojas virtuais de smartphones como Google Play e App Store.

Para participar do pleito, o eleitor também pode se apresentar à mesa de votação com qualquer documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou a carteira de motorista.