Fogo consome serra da barragem do açude Banabuiú; suspeita é de queimada criminosa

compartilhar no:
Fogo estaria consumindo a serra desde o último domingo, de acordo com moradores

Região Central: chamas de fogo estão consumindo uma das principais serras do município de Banabuiú: a que compõe a barragem do açude Arrojado Lisboa. O fogo teria começado no último domingo (13). Não há informações oficiais sobre as causas, mas a principal suspeita é que as labaredas seriam fruto de queimadas, uma prática comum nesta época do ano.

As chamas se tornaram ainda mais visíveis na noite desta segunda-feira (14), quando vários populares dos bairros Brasília e Vila dos Marianos, compartilharam registros em redes sociais mostrando o fogo. Felizmente, não há residências próximas ao local onde as chamas estão ocorrendo, o que diminui as chances de um desastre maior, no entanto, ambientalistas destacam que animais podem estar sendo consumidos pelo fogo na serra.

O Portal Revista Central tentou contato com o Corpo de Bombeiros de Quixeramobim, mas até o fechamento desta matéria, não obtivemos êxito na busca por mais informações.

A prática de queimadas é comum neste período do ano. Favorecida pela condição da vegetação, formada por galhos mais secos, as chamas se disseminam mais rapidamente em função de outro fator ambiental: os fortes ventos, que também compõe essa época dos meses Setembro, Outubro e Novembro, os chamados B-R-O, Bró. No entanto ainda não foi confirmado que uma queimada teria sido a causa do fogo.