Brigadistas montam plano contra incêndio na Fazenda Normal em Quixeramobim

compartilhar no:
Brigadistas, com apoio da equipe do PrevFogo, realizam ações para evitar novos incêncios (Foto: ematerce)

Quixeramobim: brigadistas da Brigada Federal Pronto Emprego do Centro Nacional PrevFogo, sediado no município de Quixeramobim, iniciaram recentemente as ações de prevenção a incêndios florestais na Fazenda Normal, no Distrito de Uruquê. O local é de propriedade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

Além de contar com a ajuda da equipe da Fazenda Normal no apoio à prevenção e combate aos incêndios, a Brigada Federal Pronto Emprego é formada por dois chefes de brigadas, quatro chefes de esquadrões, 24 brigadistas e um supervisor. O coordenador estadual do PrevFogo é Kurtis François Teixeira Bastos, há 11 anos à frente desse trabalho no Estado do Ceará.

Este ano as ações de prevenção foram intensificadas com capacitação e controle da área próximo à estrada. Os brigadistas Milton Ferreira, supervisor de Brigada Estadual, e Francisco Albuquerque, chefe de Esquadrão, já concluíam o trabalho de Aceiro Negro, numa área de cerca de 10 metros de largura perto da estrada principal. A atividade consiste no tratamento do solo mineral e a retirada do combustível natural (palhas e mato seco), responsável pelo agravamento do fogo, caso não seja devidamente separado e feita a queima controlada, chamada de Linha Negra, que evita que o fogo se alastre para áreas maiores.

A unidade de treinamento para capacitação de técnicos da Ematerce serve de apoio para os brigadistas, que “sempre nos procuram para que a cada turma de brigadistas que inicia, faz os testes físicos na Fazenda Normal. Lá acontecem os treinamentos e são eles que combatem os incêndios ocorridos, além do apoio quando são realizadas as podas de árvores e roço de cercas nas áreas atingidas pelo fogo”, explica a gerente da Fazenda Normal Evanira Fraga.

Com a chegada dos meses de agosto e setembro e o período de ocorrências de maiores ventanias e poucas chuvas, áreas de mata seca tornam-se mais vulneráveis a incêndios. Há um ano, dois incêndios atingiram a Fazenda Normal, de propriedade da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), destruindo uma área de cerca de 250 hectares.