Compartilhe: Idosa de 69 anos do Pará procura familiares em Quixadá e Quixeramobim

compartilhar no:

Região Central:  Maria Lúcia Xavier Mesquita, 69 anos, veio de longe para a cidade de Quixadá, seu desejo não foi conhecer a linda e encantadora paisagem turística e os monólitos, mas realizar um grande sonho, encontrar seus parentes biológicos.

A aposentada é residente na cidade de Itaituba, no estado do Pará, norte brasileiro. Acompanhada de sua querida filha, Jéssica Mesquita, as duas chegaram em Quixadá na última sexta-feira(15). Sem conhecer ninguém, teve a felicidade de encontrar a empresaria Antônia Silveira  – popularmente conhecida como “Toinha da WU” e do advogado Jackson Perigoso, editor-chefe do Revista Central.

Dona Maria Lúcia contou a sua história e os dois quixadaenses resolveram ajudá-las nessa árdua missão. Revelou que foi adotada por um casal e em 1958, quando tinha quase 9 anos, seus pais adotivos deixaram Quixadá e foram morar no Estado do Maranhão.

Maria Lúcia Xavier Mesquita (esquerda), Jessica Mesquita (filha), parente em Juatama-direita (foto RC)

História em Quixadá

Os pais adotivos Valdemiro Xavier Mesquita e Elisa de Souza Mesquita disseram que, por conta de uma infecção intestinal causada por leite de cabra, seus pais biológicos resolveram lhe dar ao gerente da fazenda Corisco, que anos depois deixou o sertão do Ceará.

A Fazenda Corisco não mais existe, ficava próximo as fazendas Urucum, Serra Branca, Aracê, Aracajú, no distrito de Juatama.

Os pais biológicos de senhora Maria Lúcia, eram conhecidos apenas como Haga Pinto e Rosa, moradores da fazenda. O casal teria outros filhos, supostamente com os nomes de Regina, Ana Clecia, Fátima, Raimundo e Lourival. Ela lembra que ainda brincou com seus irmãos.

Em Juatama, com o apoio da ex-vereadora e líder comunitária Maria Moreira, foi localizada uma parente adotiva da aposentada, no caso da família Mesquita.

Ainda em Juatama, um morador disse que era muito amigo dos pais biológicos da dona Lúcia. Contou ainda que ele era vaqueiro da fazenda, depois a família foi morar na localidade de Parelha, em Quixeramobim. Ele teria falecido já idoso e que conheceu os irmãos Lourival e Regina, não sabendo informar dos demais, inclusive o paradeiro.

Apesar da felicidade de ter conhecido uma parente da família adotiva, dona Lúcia vai continuar a sua missão, encontrar os seus irmãos. Apesar de ter sofrido um AVC, ela promete enfrentar todos os obstáculos para reencontrar seus familiares biológicos.

Dona Lucia Mesquita conheceu alguns pontos turísticos de Quixadá (oto: arquivo pessoal)

Dona Lúcia conta que seus pais foram os melhores do mundo, mas esse seu desejo de reconhecer sua família adotiva é algo que sempre quis. “Não vir antes por não ter condições financeira”.

Ela participou do Programa Informativo Meio Norte – II edição!

Contato (93) 9 8106-3980 – whatsapp