Sessões de cinema ao ar livre encantarão moradores de Banabuiú, Ibicuitinga e Quixadá

compartilhar no:
Tornar o cinema acessível é a premissa da Mostra Itinerante de Cinema do Ceará. Foto: Reprodução

A V Mostra Itinerante de Cinema do Ceará, uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), está conquistando os moradores de 30 cidades. A iniciativa nasceu da necessidade de proporcionar a experiência do cinema para a parcela da população que não tem acesso às salas comerciais. Durante a programação, são exibidos gratuitamente filmes de curta e longa-metragem, além de videoclipes produzidos por diretores cearenses, com classificação indicativa livre.

Contando com o apoio do Ministério da Cidadania, o projeto teve início em dezembro de 2018, na cidade de Aracati, tendo passado por municípios como Jaguaruana, Palhano, São João do Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Quixeré, Umari, Pindoretama, Barreira, Redenção e Guaiúba. A programação continua até julho de 2019, passando por mais 19 cidades.

Tornar o cinema acessível é a premissa da Mostra Itinerante de Cinema do Ceará, que chega a sua quinta edição, se consolidando como uma política pública de cultura do Estado. “A Mostra tem sido essencial para que pessoas do interior do Estado tenham contato com a arte e a cultura. Muitos aqui tiveram por meio desse projeto o contato pela primeira vez com o cinema e isso é muito gratificante”, destaca o coordenador de audiovisual da Secult e curador da mostra, Duarte Dias.

Calendário do evento:

Ibicuitinga
26 e 27 de maio – Exibição
03 a 07 de junho – Oficina

Quixadá
28 e 29 de maio – Exibição
03 a 07 de junho – Oficina

Banabuiú
30 e 31 de maio – Exibição
10 a 14 de junho – Oficina