Quixeramobim: Este Município já vive a expectativa para a 7ª edição da Copa Leite, que será realizada de 27 a 29 de novembro, na Via Paisagística. O evento gratuito, promovido pelo Sebrae Ceará em parceria com instituições locais e regionais, volta a reunir produtores, expositores, estudantes, pesquisadores e visitantes do Sertão Central.
Reconhecida como um dos principais eventos do agronegócio leiteiro no Ceará, a Copa Leite reúne ações de conhecimento, empreendedorismo e inovação. A programação inclui a Feira de Negócios, o Seminário Agrosertão, o Torneio Leiteiro, o Festival do Queijo e a produção do Maior Queijo Coalho do Mundo.
O evento contará ainda com o podcast Copa Leite, a Feira Empreende Mais Quixeramobim e atividades culturais e gastronômicas. A iniciativa é realizada em parceria com a Prefeitura de Quixeramobim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e Recursos Hídricos, além do Sistema FAEC/Senar/Sindicato Rural e da União dos Produtores de Leite do Sertão Central (Unileite).
A expectativa dos organizadores é receber cerca de 8 mil visitantes durante os três dias, movimentar R$ 2 milhões em negócios e reunir 22 expositores. Um dos destaques será a produção de um queijo coalho estimado em 3 mil quilos, na tentativa de recuperar o recorde perdido para o município de Jaguaribe, que alcançou 2.703 kg em julho deste ano. Em 2024, Quixeramobim havia retomado o título ao produzir uma peça de 2.304 kg.
