Lar Sertão Central Projeto Malha D’água é inaugurado em Banabuiú e vai beneficiar 280 mil pessoas de 9 municípios na 1ª fase
Sertão CentralÚltimas notícias

Projeto Malha D’água é inaugurado em Banabuiú e vai beneficiar 280 mil pessoas de 9 municípios na 1ª fase

1.4k

Região Central: O governador do Ceará, Elmano de Freitas, ao lado de demais autoridades do estado e do prefeito de Banabuiú, Marcílio Coelho, inaugurou na noite desta terça-feira (12), o setor 1 do projeto Malha D’água, em Banabuiú.

O Sistema Adutor Banabuiú/Sertão Central é parte de um projeto estratégico para ampliar a segurança hídrica do estado, levando água tratada a milhares de famílias. A água é captada no açude Banabuiú e conduzida por meio de adutoras até estações elevatórias e de tratamento.

Serão 688 km de extensão para fornecer água tratada a nove sedes municipais: Banabuiú, Jaguaretama, Solonópole, Milhã, Deputado Irapuã Pinheiro, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Mombaça e Pedra Branca, além de 38 sedes distritais (291,61 km de adutora principal e 396,48 km de ramais adutores), beneficiando 280 mil pessoas.

Na segunda fase, serão beneficiados os seguintes municípios: Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Mombaça, Pedra Branca e o distrito de Encantado, em Quixeramobim. Na obra total, serão investidos R$ 675 milhões.

O Malha D’Água vem sendo aguardado com expectativa pela população do Sertão Central, e representa a esperança para os graves problemas hídricos que são enfrentados na região. Milhã, por exemplo, estava a beira de um colapso e a situação só será revertida após o funcionamento do sistema adutor.

Elmano afirmou que o dia era histórico para os cearenses, “com a chegada da água ultrafiltrada, com a máxima qualidade existente no mundo”. “Eu tenho certeza de que aqui é um dos recursos mais bem investidos que o Estado do Ceará já fez: garantir água tratada para as famílias que moram nessa região”.

O prefeito Marcilio Coelho, representando o povo banabuiense, agradeceu ao governador pela entrega. “Teremos uma segurança hídrica por muitos anos, que esse sistema vai trazer não só para Banabuiú, mas para essas diversas cidades que estão sendo atendidas. Um projeto muito bonito, importantíssimo para o sertão central. A gente sai daqui muito agradecido e feliz por esse investimento”, disse.

Artigos relacionados

Sertão CentralÚltimas notícias

Dados da Transparência não apontam compra de plantas mencionada por deputado bolsonarista contra gestão de Banabuiú

Região central: O município de Banabuiú afirmou não possuir nenhum registro no Portal...

QuixadáÚltimas notícias

Ministério Público cobra medidas para previnir violência nas escolas de Quixadá após morte de estudante

Quixadá: O Ministério Público do Ceará, por meio da 3ª Promotoria de Justiça...

QuixadáÚltimas notícias

Senado aprova avanço de projeto que reconhece Quixadá como capital nacional dos monólitos

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) do Senado Federal aprovou, nesta semana,...