Lar Sertão Central Policial militar perde cargo após condenação em caso de corrupção eleitoral em Canindé
Sertão CentralÚltimas notícias

Policial militar perde cargo após condenação em caso de corrupção eleitoral em Canindé

159

Sertões de Canindé: A Justiça Eleitoral da 33ª Zona Eleitoral de Canindé condenou três réus acusados de envolvimento em um esquema de corrupção eleitoral durante as eleições municipais de 2020 no município. A sentença foi publicada nesta terça-feira, 23 de junho, e reconheceu a prática de crimes eleitorais e conexos após análise de provas documentais, depoimentos e relatórios de extração de dados de aparelhos celulares.

Foram condenados Antônio Maciel Abreu, conhecido como “Giovane Lira”, pelos crimes de corrupção eleitoral e falsidade ideológica eleitoral; José Lopes Dias, conhecido como “Zezim”, por corrupção eleitoral e agiotagem; e Darlano Pinheiro Coelho, conhecido como “Maninho Coelho”, por corrupção eleitoral.

Segundo a decisão judicial, as investigações identificaram diálogos que indicariam a negociação de vantagensem troca de apoio político e votos durante a campanha eleitoral. A sentença também aponta a utilização de recursos financeiros não declarados no período eleitoral. Ainda conforme a decisão, foram identificadas práticas como empréstimos informais, promessas de cargos públicos e distribuição de benefícios como parte da estratégia para obtenção de apoio eleitoral.

Na dosimetria das penas, Antônio Maciel Abreu foi condenado a 2 anos de reclusão e 15 dias-multa. A pena privativa de liberdade foi substituída por prestação de serviços à comunidade e prestação pecuniáriaequivalente a um salário-mínimo. Já Darlano Pinheiro Coelho recebeu pena de 1 ano de reclusão e 10 dias-multa, também substituída por prestação de serviços à comunidade.

José Lopes Dias foi condenado a 2 anos, 6 meses e 10 dias de reclusão, além de 22 dias-multa. A magistrada determinou ainda a perda do cargo público de policial militar, considerando o uso da função pública na prática dos delitos. O regime inicial fixado para o cumprimento da pena foi o semiaberto.

A sentença permite que os três condenados recorram em liberdade. Após o trânsito em julgado, deverão ser adotadas medidas como a suspensão dos direitos políticos, a execução das penas e a cobrança das multas impostas pela Justiça Eleitoral.

Com informações do site A Voz de Santa Quitéria

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Banabuiú: colisão entre motocicleta e viatura da Polícia Militar deixa duas pessoas feridas

Região Central: Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e uma viatura...

PolicialÚltimas notícias

Tragédia: Homem natural de Quixadá e mulher de Capistrano morrem em acidente na CE-060

Um grave acidente de trânsito terminou com a morte de duas pessoas...

PolicialÚltimas notícias

Policial militar é encontrado carbonizado em carro incendiado

Um policial militar foi encontrado morto dentro de um carro incendiado na...

QuixeramobimÚltimas notícias

Quixeramobim anuncia novas atrações para festa dos 237 anos de emancipação política

Região Central: A programação das comemorações pelos 237 anos de emancipação política...