Mais de 131 mil eleitores do Ceará terão seus títulos de eleitor cancelados por não regularizarem a situação dentro do prazo, que encerrou no último 19 de maio. O dado foi confirmado pelo TRE-CE (Tribunal Regional Eleitoral do Ceará).
A medida afeta quem faltou às três últimas eleições, sem apresentar justificativa ou pagar as multas correspondentes. A Justiça Eleitoral alerta que, além de ficar impedido de votar, o cancelamento do título traz impactos à vida civil, como bloqueio de empréstimos, dificuldade na emissão de documentos e até restrição para matrículas em instituições de ensino.
Quem está com o título cancelado pode regularizar a situação de duas formas: através do Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do TRE-CE; ou presencialmente, em cartórios eleitorais ou postos de atendimento do TRE no estado.
O TRE esclarece que não fará comunicação individual sobre o cancelamento, portanto, é responsabilidade do próprio eleitor consultar sua situação eleitoral, também pelo site do Tribunal. Se houver débito, é necessário fazer o pagamento. No entanto, o pagamento da multa não reativa automaticamente o título: é preciso solicitar formalmente a regularização.
O TRE-CE disponibiliza atendimento e esclarecimento de dúvidas pelo WhatsApp (85) 3195-8400, além dos canais oficiais e dos cartórios eleitorais.
