Lar Política Leorne Belém, ex-deputado estadual e federal natural de Quixeramobim, morre aos 87 anos
PolíticaÚltimas notícias

Leorne Belém, ex-deputado estadual e federal natural de Quixeramobim, morre aos 87 anos

559
O ex-deputado Leorne Belém (Foto: Tapis Rouge/reprodução)

Quixeramobim: O ex-deputado estadual e federal, Leorne Belém, faleceu nesta quinta-feira (29), em Fortaleza, aos 87 anos. O velório acontece nesta sexta-feira (30), na funerária Eternus, em Fortaleza. O sepultamento está marcado para o final da tarde.

Leorne Belém avia sofrido uma parada cardíaca e se tratava das sequelas, em um hospital particular em Fortaleza, conforme apurou o Repórter Ceará, informação confirmada pelo Revista Central com fontes próximas à família.

História e trajetória

Natural de Quixeramobim, Leorne Menescal Belém de Holanda nasceu em 1938 filho de uma mãe libanesa. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará, em 1962 e ingressou na política em 1970, ao ser eleito deputado estadual pela Arena. Reelegeu-se em 1974 e, em 1978, conquistou vaga na Câmara dos Deputados.

“Foi vice líder da sua bancada e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, sendo o único parlamentar eleito pelo Ceará que, até hoje, exerceu esse importante cargo”, destacou o Repórter Ceará.

Durante o mandato federal, participou de comissões importantes e integrou o debate sobre a anistia política em 1979. Fracassou na tentativa de reeleição em 1986 e encerrou a vida pública no ano seguinte, voltando à advocacia.

Entre 1989 e 1995, dirigiu a LBA no Ceará. Casado com Sueli Nogueira de Holanda, teve dois filhos. Também foi autor do livro Dignidade universitária (1963).

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Colisão entre carros é registrada na BR-122, próximo ao distrito de Juatama, em Quixadá

Um acidente envolvendo dois veículos foi registrado no fim da tarde desta...

QuixadáÚltimas notícias

Comoção toma conta de Tapuiará durante último adeus ao estudante Charleandro

Região: A despedida do estudante Charleandro Gomes da Silva, de 16 anos,...

PolicialÚltimas notícias

Homem morre e criança é levada de helicóptero para hospital após acidente

Um grave acidente registrado na madrugada desta quarta-feira (20) resultou na morte...

Sertão CentralÚltimas notícias

Ranking de qualidade de vida destaca Quixeramobim, Solonópole e Quixadá no Sertão Central

O Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2026 revelou um novo panorama...