Lar Nacional Prazo para declarar imposto de renda termina nesta sexta-feira (30); 240 mil cearenses ainda não declararam
NacionalÚltimas notícias

Prazo para declarar imposto de renda termina nesta sexta-feira (30); 240 mil cearenses ainda não declararam

352
Declaração pode ser feita até às 23h59m59s (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Faltando poucas horas para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2025, cerca de 240 mil contribuintes do Ceará ainda não enviaram o documento à Receita Federal. O prazo encerra-se nesta sexta-feira (30), às 23h59min59s, e quem não fizer a declaração estará sujeito a multa e outras penalidades.

Até a manhã desta sexta, mais de 39 milhões de declarações haviam sido enviadas em todo o país. A expectativa da Receita é receber mais de 46 milhões até o fim do dia. Quem deixar de declarar poderá ter o CPF apontado como irregular e enfrentar restrições em serviços como financiamentos, concursos públicos e matrícula em instituições de ensino.

As pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888, assim como aquelas que obtiveram receita bruta da atividade rural acima de R$ 169.440, são obrigadas a declarar. As pessoas que receberam até dois salários mínimos mensais durante 2024 estão dispensadas de fazer a declaração, salvo se se enquadrarem em outro critério de obrigatoriedade.

Especialistas recomendam que, mesmo sem todos os documentos em mãos, os contribuintes façam a entrega dentro do prazo. A declaração pode ser retificada depois, sem penalidade, desde que tenha sido enviada dentro do período estabelecido.

Também nesta sexta-feira (30), a Receita começa a pagar o primeiro lote de restituições. Serão mais de 6,2 milhões de pessoas contempladas, com prioridade para idosos, pessoas com deficiência, professores e contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou pelo recebimento via Pix.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Colisão entre carros é registrada na BR-122, próximo ao distrito de Juatama, em Quixadá

Um acidente envolvendo dois veículos foi registrado no fim da tarde desta...

QuixadáÚltimas notícias

Comoção toma conta de Tapuiará durante último adeus ao estudante Charleandro

Região: A despedida do estudante Charleandro Gomes da Silva, de 16 anos,...

PolicialÚltimas notícias

Homem morre e criança é levada de helicóptero para hospital após acidente

Um grave acidente registrado na madrugada desta quarta-feira (20) resultou na morte...

Sertão CentralÚltimas notícias

Ranking de qualidade de vida destaca Quixeramobim, Solonópole e Quixadá no Sertão Central

O Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2026 revelou um novo panorama...