Quixeramobim: O ex-deputado estadual e federal, Leorne Belém, faleceu nesta quinta-feira (29), em Fortaleza, aos 87 anos. O velório acontece nesta sexta-feira (30), na funerária Eternus, em Fortaleza. O sepultamento está marcado para o final da tarde.
Leorne Belém avia sofrido uma parada cardíaca e se tratava das sequelas, em um hospital particular em Fortaleza, conforme apurou o Repórter Ceará, informação confirmada pelo Revista Central com fontes próximas à família.
História e trajetória
Natural de Quixeramobim, Leorne Menescal Belém de Holanda nasceu em 1938 filho de uma mãe libanesa. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará, em 1962 e ingressou na política em 1970, ao ser eleito deputado estadual pela Arena. Reelegeu-se em 1974 e, em 1978, conquistou vaga na Câmara dos Deputados.
“Foi vice líder da sua bancada e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, sendo o único parlamentar eleito pelo Ceará que, até hoje, exerceu esse importante cargo”, destacou o Repórter Ceará.
Durante o mandato federal, participou de comissões importantes e integrou o debate sobre a anistia política em 1979. Fracassou na tentativa de reeleição em 1986 e encerrou a vida pública no ano seguinte, voltando à advocacia.
Entre 1989 e 1995, dirigiu a LBA no Ceará. Casado com Sueli Nogueira de Holanda, teve dois filhos. Também foi autor do livro Dignidade universitária (1963).
