Lar Política Justiça Eleitoral mantém mandatos de prefeito e vice de Canindé ao julgar AIME improcedente
PolíticaÚltimas notícias

Justiça Eleitoral mantém mandatos de prefeito e vice de Canindé ao julgar AIME improcedente

904
Professor Jardel e seu vice Ilomar Vasconcelos Cruz (foto: rede social)

Região Central: A juíza Rhaila Carvalho Said, da 33ª Zona Eleitoral de Canindé, julgou improcedente a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) movida contra o prefeito Francisco Jardel Sousa Pinho e o vice-prefeito Antônio Ilomar Vasconcelos Cruz. A decisão, proferida nesta segunda-feira, 11, afasta acusações de abuso de poder econômico, abuso de poder político e captação ilícita de sufrágio nas eleições municipais de 2024.

A ação foi proposta por José Kledeon Viana Paulino, ex-candidato a prefeito, que alegava que o empresário Carlos Alberto Queiroz, o “Bebeto do Choró”, teria financiado a campanha dos eleitos, comprado apoio político e distribuído dinheiro e bens em troca de votos. Entre as denúncias, estavam supostos pagamentos de R$ 200 mil ao vereador Evelton para mudança de apoio, interferência junto à Polícia Rodoviária para favorecer carreatas e apreensão de R$ 56,6 mil, santinhos, kits de higiene e medicamentos em imóvel ligado aos réus.

O Ministério Público Eleitoral chegou a opinar pela cassação dos mandatos e pela inelegibilidade dos dois por oito anos, mas a magistrada concluiu que não há provas robustas que vinculem os acusados às condutas ilícitas.

Segundo a sentença, diálogos interceptados e materiais apreendidos não demonstram participação, ciência ou anuência de Jardel e Ilomar nas supostas práticas ilegais. Parte do material encontrado, como santinhos e dinheiro, estaria relacionado a outra candidata, de partido coligado, e não aos investigados.

A juíza ressaltou que mudanças de apoio político fazem parte do cenário eleitoral e que, para configurar captação ilícita de sufrágio ou abuso de poder, é necessária comprovação segura da participação do candidato, o que não ocorreu no caso.

Com a decisão, Jardel e Ilomar permanecem no comando da Prefeitura de Canindé. Cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.

 

Artigos relacionados

PolíticaÚltimas notícias

Justiça rejeita ação de Mônica Pelegrine, confirma filiação ao PRD e vereadora pode perder o mandato

Região Central: O juiz Welithon Alves de Mesquita, responsável pela 6ª Zona...

PolicialÚltimas notícias

Homem morre atropelado ao tentar atravessar a BR-122 entre Quixadá e Ibaretama

Região Central: Um grave acidente de trânsito foi registrado na manhã desta...

PolicialÚltimas notícias

Operação cumpre mandados em Itapiúna e Morada Nova e desarticula grupo criminoso

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, nesta quinta-feira (29),...

QuixadáÚltimas notícias

Jovem da zona rural de Quixadá é aprovado em três faculdades e se destaca no Sertão Central

Quixadá: Um jovem da zona rural deste Município foi aprovado em três...