Lar Ceará Justiça Eleitoral acata pedido do MP e multa prefeita, pré-candidato e empresária de Ocara por propaganda antecipada
Ceará

Justiça Eleitoral acata pedido do MP e multa prefeita, pré-candidato e empresária de Ocara por propaganda antecipada

178
As irregularidades praticadas ostentaram claro objetivo de antecipar a conexão identitária com a comunidade. (Foto: divulgação)

A 67ª Zona Eleitoral do Estado do Ceará acatou representação eleitoral do Ministério Público Eleitoral (MPE) e condenou a prefeita de Ocara, um pré-candidato a prefeito do município e uma empresária a pagar multa de R$ 5 mil, cada um, pela prática de propaganda eleitoral antecipada. A medida se refere à divulgação e realização do lançamento da pré-candidatura do pré-candidato a prefeito para as eleições municipais de 2024. A Justiça também proibiu a divulgação dos vídeos impugnados em qualquer rede social, determinando a retirada do material do ar.

A promotora eleitoral Joana Nogueira Bezerra foi a autora da representação. Segundo o documento, Amália Lopes de Sousa, prefeita de Ocara, Humberto Maia de Queiroz Júnior, pré-candidato ao cargo de prefeito, e a empresária Francisca Batista Lopes Marcos divulgaram a pré-candidatura de Humberto Maia, exaltaram suas qualidades pessoais e pediram apoio de seus eleitores. O fato ocorreu durante o evento de assinatura da ordem de serviço de duas arenas esportivas, com ampla divulgação nas redes sociais. A conduta configura propaganda eleitoral antecipada, uma vez que demonstram pedido explícito de voto e a certeza de candidatura ao cargo almejado.

As irregularidades praticadas ostentaram claro objetivo de antecipar a conexão identitária com a comunidade, transmitir e incutir no imaginário do eleitorado a imagem de proximidade e comprometimento com as necessidades locais do pré-candidato, além de reforçar, desde já, o pedido de votos aos eleitores. É irregular qualquer ato de propaganda eleitoral antes do dia 16 de agosto, data que marca o início oficial da campanha para os candidatos.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Operação da Polícia Federal investiga suposta fraude em serviços de papelaria em Ibiapina e Pindoretama

A Polícia Federal, com a colaboração direta da Controladoria-Geral da União (CGU),...

CearáÚltimas notícias

Esquema milionário em projetos esportivos leva nove denunciados à Justiça no Ceará

O Ministério Público do Ceará (MPCE) denunciou nove pessoas, entre empresários e...

CearáÚltimas notícias

Morre jovem de 16 anos que caiu de motocicleta ao fazer ‘grau’

Um adolescente de 16 anos morreu após sofrer um grave acidente enquanto...

CearáÚltimas notícias

Ônibus da banda Mastruz com Leite que levava cantores para show sofre acidente

O ônibus da banda Mastruz com Leite saiu da pista e bateu...