Amazona: A Polícia Civil do Estado do Amazonas divulgou imagens do exato momento em que fez abordagem e prendeu dois homens de Quixadá, acusados de participação em crimes no estado do Ceará. Eles estavam na lista dos mais procurados pela Polícia cearense.
Uma operação que durou alguns meses e foi desencadeada pelas polícias Civil e Militar da cidade de Apuí, na última quinta-feira(04). Foram presos os foragidos Veridiano Rabelo Cabral Junior, 31 anos. Junior Veridiano era um dos dez criminosos mais procurados do Ceará, inclusive responde uma ação penal acusado de ter participado do assassinato de três policiais no Distrito de Juatama, em Quixadá.
O soldado Antônio Joel de Oliveira Pinto, do soldado Antônio Lopes Miranda Filho e do sargento Francisco Guanabara Filho foram mortos em um confronto, no ano de 2016. Na ação penal ainda são réus: David Willian Lázaro, Fábio Oliveira Rabelo, o ‘Bombado’, José Nobre do Nascimento Filho, o ‘Zé Filho’, José Massiano Ribeiro e Edneudo Oliveira Silva, o ‘Leudo Pipoca’, sendo estes últimos foragidos.
Leia mais sobre a prisão Júnior Veridiano’: Acusado da morte dos policiais militares em Quixadá é preso no AM, confirma PC
A operação foi coordenada pelo delegado Francisco Rocha e pelo tenente Roberto Carlos, também foi preso Jovanny Rodrigues Pinheiros, 41 anos, cunhado de Veridiano Junior e que é comerciante em Apuí, distante 543 quilômetros de Manaus. A prisão da dupla e a perseguição a um terceiro membro do grupo mudou a rotina da polícia na cidade.
O esquema para capturá-lo foi montado para prender três homens. Uma equipe agiu na cidade e outra no interior do município. Uma equipe comandada pelo tenente Roberto Carlos se deslocou para a Vicinal Mineira no setor Coruja, com o objetivo de prender José Nobre do Nascimento Filho.
Ao perceber a chegada das viaturas policiais, José Nobre empreendeu fuga para uma reserva ambiental, que fica ao lado da ostentosa fazenda que o grupo havia comprado.
A polícia perseguiu José Filho por um dia inteiro no meio da floresta amazônica e não conseguiu capturá-lo.
Segundo uma fonte, o temor da polícia é de que o bando possa ir resgatar Veridiano Junior ou que membros de outra quadrilha possa executá-los. Todo o policiamento está de prontidão. A folga policial está suspensa até a conclusão da transferência dos presos para Manaus.
“No Tocantins o bando sitiou uma cidade com o objetivo de resgatar um membro do grupo que estava preso”, revelou a mesma fonte. O mandato de prisão de Veridiano Junior tem validade de 20 anos e foi expedido em 2016.
A polícia de Apuí chegou ao líder do bando durante as investigações de sequestro e roubo de aeronaves no Estado do Pará.
A postagem de uma mulher ligada a Veridiano Junior, mostrando a parte interna e externa dessas aeronaves nas redes sociais, chamou a atenção da equipe de Apuí responsável por crimes na internet.
Conforme o Delegado Regional de Polícia Civil de Quixadá, os dois capturados serão recambiados para o estado do Ceará, para que respondam pelos crimes que estão sendo acusados.
Veja o momento da prisão dos dois quixadaenses: